Pular para o conteúdo principal

O ÓDIO AO PAPA E AOS BISPOS


"Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês”. (Mt 5,11-12)

Espanta-me o ódio que muitos cristãos internautas têm pela CNBB e pelo Papa Francisco. A formação cristã vinha de uma boa catequese, de boas homilias, de círculos bíblicos, de uma vida engajada na comunidade e de uma espiritualidade de profunda raiz evangélica. Hoje, alguns formadores de opinião nas redes sociais apresentam aos cristãos uma formação rasa baseada numa leitura obtusa que permite o ódio e o xingamento de bispos, padres, CEBs e até do Papa.

Na Igreja sempre existiu grupos mais conservadores, ou liberais, ou mais espirituais, ou carismáticos ou libertários. A diferença é uma riqueza na Igreja. Porém, quando um ou outro grupo se tornou fundamentalista e quis impor aos outros grupos as suas ideias obtusas, a Igreja amargou grande prejuízo. A visão fundamentalista nunca fez bem à Igreja e ela sempre machucou os irmãos e irmãs. O fundamentalista sempre ofende quem não pensa como ele.

Quando olhamos para Jesus, percebemos que o Mestre nunca foi fundamentalista, pois sempre dialogava com firmeza, sem perder o respeito e a ternura. Jesus fez refeição com os pobres, com cobradores de impostos (Mt 9,9-10), com os fariseus e mestres da lei (Lc 7,36-37), etc. Grupos diferentes, com ideias diferentes receberam a presença e a Palavra do Mestre.

Voltemos ao ódio que cristãos formados pela internet têm da CNBB e do Papa. Na Igreja, o vínculo do respeito nasce do Evangelho e do voto (ou compromisso) de obediência. Padres e diáconos, freiras e frades, monges e monjas, bispos e cardeais se comprometem a obedecer seus superiores diretos e ao Papa. Por amor ao Evangelho do Mestre e pela santa obediência respeitamos nossos bispos, amamos nosso Papa, etc. 

Por outro lado, em relação aos cristãos leigos e leigas, o respeito nasce somente do Evangelho, pois eles não fazem o voto de obediência. Aos leigos resta apenas o Evangelho. É do Evangelho que nasce a postura amorosa na imitação do Mestre. O fundamentalismo de qualquer espécie nega e renega o Evangelho e descamba numa atitude de total desrespeito para com tudo  e todos os que pensam diferente.

Quando vejo gente católica tratar com ódio nossos bispos e Papa, sinto que o desconhecimento do Evangelho está a causar danos que podem ser irreparáveis. O amor aos nossos pastores e o diálogo amoroso na discordância são atitudes vivas da catolicidade.

Como católicos não podemos tolerar o ódio a ninguém. Ainda mais ódio aos pastores escolhidos pelo Bom Pastor. Não podemos tolerar o ódio a CNBB. Mas nossa resposta será a de sempre: ternura e diálogo, pois nosso modelo é Jesus Mestre.

Termino com uma má notícia: se você deixa de ouvir e seguir o Papa e os bispos, para ouvir e seguir youtúberes, facebúqueres e outros que dão voz ao fundamentalismo e ao desrespeito, você já deixou de ser católico faz tempo… 



ORAÇÃO: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, amo os pastores que pusestes à frente da Igreja. Sei de seus defeitos e de suas limitações, mas confio em vossa bondade e na vossa sabedoria. Confiastes em Pedro, mesmo depois da negação. Confiastes em mim, mesmo sabendo quem sou. Dai força aos nossos pastores, afim de que sejam como Vós. Amém.

Pe. Demetrius Silva


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou