Pular para o conteúdo principal

O DESERTO DA SOLIDÃO

Naquele tempo, o Espírito levou Jesus para o deserto. E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por Satanás. Vivia entre animais selvagens, e os anjos o serviam. (Mc 1,12-13)

O deserto representa a vida como ela é. A vida não é um mar de rosas. Ela é uma aventura que começa com a concepção e termina com nossa morte. Quando somos expulsos do ventre de nossa mãe inicia-se o processo de solidão que nos acompanhará até nossa morte. Ser pessoa, ser indivíduo implica em ser só. A solidão é a nossa principal realidade e quando mais rápido a aceitarmos, mais fortes serão as nossas relações com os outros. Sim, isso é paradoxal: reconhecer a realidade de nossa solidão faz com que tenhamos um melhor relacionamento com as pessoas.

Tenho uma amiga que está há vários anos acamada. Depende dos outros para tudo. Não consegue se comunicar. Rodeada de pessoas que a amam, ela está só, como que presa dentro de seu corpo. Com meu velho pai também foi assim: passou cinco anos acamado e sua mente foi se apagando pelo Mal de Alzheimer. Estava rodeado por nós que o amamos, mas estava só. Morreu só. Todos morremos só, pois a morte é uma experiência pessoal, assim como o viver também o é. Eis o nosso deserto.

Uma das grandes neuroses humanas é o medo da solidão. A experiência da solidão é extremamente dolorosa para muita gente. Muitos, diante da solidão, enfrentam insuportável angústia que chegam a dar cabo da própria vida. Do outro lado, existem pessoas que amam a solidão e aprenderam a vivê-la com serenidade, pois descobriram que esta é a verdadeira condição humana. É na solidão onde muitas vezes se dá nosso encontro com o Absoluto.

Muitas pessoas me perguntam, pelo fato de eu ser padre, se não me sinto só. Minha resposta: sim, me sinto só. Mas também respondo: eu gosto da solidão, sou feliz sozinho. Deus me fala no deserto da solidão. A solidão me cai bem e não tenho medo dela. Ao tomar consciência de minha solidão, aproveito melhor minhas amizades e consigo fazer melhor meu trabalho, dentro de minhas muitas limitações. Sei de minha solidão e sei da solidão de minhas irmãs e irmãos. Assim, experimento que a amizade verdadeira nasce da solidão, pois quem convive comigo convive na gratuidade da amizade de quem ama.

Sobre o futuro: o envelhecimento é um grande ensaio de solidão. Amigos e amigas vão morrendo e quem fica se vê sozinho e já não consegue se comunicar com as gerações mais jovens. Estas não escutam os mais velhos que “voltam a ser crianças”. Isso é deserto. Envelhecer bem implica na aceitação da solidão que é a escola do diálogo com Deus. As grandes orações são nascidas nos momentos de solidão. Por isso quem mais reza nas Igrejas são as idosas e idosos, arautos que conclamam a Deus com suas preces de amor.

Uma confissão: gosto de ficar sozinho e sinto que Deus me chama à solidão. Sonho em morar sozinho numa casinha muito pequena onde poderei rezar e passar meus últimos dias em oração preparando-me para sair do deserto da solidão para entrar no Jardim de Cristo, o Éden do Pai Eterno.



Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, fazei que eu contemple vossa solidão no deserto, no Getsêmani e na cruz, e perceba que a minha solidão no deserto da vida é ocasião privilegiada para estar convosco e experimentar vosso amor. Assim seja. Amém.


Padre Demetrius Silva


Comentários

  1. O deserto é lugar de reencontro c Deus e comigo.
    Podemos nos encontrar rodeados de pessoas, mas, meu coração pode contemplar o deserto...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tenha educação...

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou