Pular para o conteúdo principal

ESPERAR CONTRA TODA ESPERANÇA

"Esperando, contra toda a esperança, Abraão teve fé e se tornou pai de muitas nações…" (Rm 4,18)

A realidade brasileira representa um enorme desafio para a fé cristã. Os já sabidos esquemas de corrupção que envolvem as grandes empresas, a política e os poderes da república vieram à tona e se tornaram claros aos nossos olhos. A descoberta que partidos políticos, sindicatos, ONGs, polícias (e até igrejas) estão envolvidas com a sujeira mais imunda jogada sob os tapetes do país faz com que os homens e mulheres seguidores de Jesus percam a esperança de um futuro melhor.   

A desesperança causa imediatamente o enfraquecimento do profetismo das igrejas e a individualização da relação da vivência religiosa juntamente com a mistificação mágica dos ritos católicos e a supervalorização de elementos secundários da liturgia: roupas, insígnias, paramentos, pompas, entre outros.

No cristianismo, quando se perde a esperança, dá-se demasiada importância para aquilo que não é o mais importante. O secundário, que tem sua importância apenas se relacionado com o fundamental, passa a ser colocado como principal. Desta forma, o Evangelho deixa de ser o assunto principal na Igreja e os cristãos passam a discutir frivolidades como se fossem o caminho da salvação.

Quando os cristãos olhamos para fora da janela e vemos um país caótico onde os valores que nos definiam caíram por terra e o Evangelho não encontra espaço para transformar os corações, nosso olhar se volta para dentro de nossas sacristias e nos apegamos aos distintivos da fé para sentirmos um pouco de segurança ante o caos. É assim que roupas com rendas ocupam boa parte da atenção dos cristãos e cristãs.

As comunidades cristãs fecham-se em si mesmas e já não sabem como lidar com os pobres e excluídos da sociedade caótica. Muitos cristãos desesperançados passam a aceitar a violência como uma saída para os problemas atuais. A pena de morte e a tortura passam a ser uma ideia possível nas mentalidades de gente que se diz seguidora de Jesus.

É nesse contexto horroroso que os cristãos, mais do que nunca, precisam abraçar a esperança, pois a verdadeira esperança existe no coração de quem tem o sentido de viver. É preciso olhar para fora da janela e, vendo o caos, enxergar o sentido para além do caos. Há uma gigantesca messe de gente sem esperança e sem sentido de viver esperando trabalhadores para a colheita da esperança. Gente sedenta por ver além do caos, mas que não encontra quem lhes mostre o sentido da vida, pois estamos ocupados em olhar para dentro de nossas sacristias enquanto discutimos os modelos de túnicas, batinas e casulas.

Se Jesus Mestre é nosso modelo, não podemos nos dar ao luxo de confundir o secundário com o fundamental. Não nos é permitido "coar o mosquito e engolir camelo” (Mt 23,24). Jesus sempre enviou seus discípulos ao encontro do povo no caos do mundo e não lhes permitiu se refugiar nas "sacristias da vida” e a tratar vestes como o centro da vida cristã.

Precisamos nos convencer que nosso melhor papel nesse tempo de caos é semear esperança. A esperança que brota do sentido de Cristo. Olhar para fora da janela e superar a tentação do fechamento na sacristia, recolocar o secundário no seu lugar e o fundamental no centro de nossas atenções. Como num navio afundando, onde todos se desesperam e se pisoteiam, nós estaremos ajudando as pessoas a se acalmarem e se salvarem, pois sabemos onde se encontram os botes salva-vidas. Se conhecemos o sentido de Cristo, a esperança não morrerá dentro de nós.



Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, sois a fonte de esperança em minha vida. Não permitais que eu perca a esperança de ver e contribuir para a construção de um mundo melhor. Fazei que eu perceba o que é fundamental e que nunca coloque o secundário acima do que é mais importante. Assim seja, amém!


Pe. Demetrius Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou