Pular para o conteúdo principal

A Banalização do Amém no Catolicismo

Disse Jesus: Ao anjo da igreja que está em Laodicéia, escreve: "Assim fala o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus”. (Ap 3,14)

A palavra Amém sempre foi, para a Igreja Católica, um indicativo de adesão e afirmação de fé. Utilizada nos finais das orações e profissões de fé, ela estabelece nossa total adesão à verdade que se impõe à nossa razão. O Amém é utilizado em momentos fortes de nossa relação com Deus.

Ultimamente, vemos em nossa Igreja a banalização da palavra Amém. O Amém está sendo utilizado como uma interjeição sem sentido, um cacoete sem nexo com a fé. Há muitos anos, o Amém já havia sido banalizado nas igrejas pentecostais. Esse fenômeno, agora também pertence à nossa Igreja. Recentemente, numa missa, o comentarista falava: “Amados, no próximo fim de semana teremos festa. Amém? Na quinta-feira vai acontecer o terço na casa da dona Maria. Amém? No dia 15, teremos ensaio. Amém?”

O Amém é uma palavra hebraica (אָמֵן) que indica a ideia de firmeza e de realidade. Alguns estudiosos relatam que o Amém era a última estaca pregada ao chão para dar firmeza à tenda. De difícil tradução, popularizou-se a  ideia de que significa assim seja. É fato que essa palavra não tem tradução direta para a nossa língua.

No Evangelho de São João, Jesus diversas vezes diz a palavra Amém. Por exemplo: ”Jesus respondeu, e disse-lhe: Amém, amém eu te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus". (Jo 3,3) Aqui, a palavra Amém é traduzida pela expressão "em verdade”. Indica uma máxima de testemunho de fé.

Em todos os sentidos, o Amém é utilizado somente em coisas muito sérias. E dizer “Amém” para qualquer coisa demonstra nosso pouco conhecimento e vivência de fé. Infelizmente, ainda importamos coisas ruins de outras Igrejas. Nós católicos não devemos dizer amém para tudo. Devemos nos corrigir desse cacoete pentecostal e retomar  a importância dessa palavra nos momentos cruciais de nossa caminhada de fé. Se hoje tem gente na Igreja que fala amém para tudo, muitos não dizem o amém quando vão comungar o Corpo e o Sangue de Jesus. O padre diz: “O Corpo de Cristo”, e a pessoa toma a hóstia sem nada dizer. 

O amém é palavra de Fé, e como como palavra de fé deve manifestar a Fé que recebemos da Igreja, através das Escrituras e da Sagrada Tradição. 

Por fim, é importante lembrar que Jesus Mestre é o verdadeiro Amém, para a glória de Deus Pai. É Ele quem dá sustento para a nossa fé e corrige nossos desvios pela ação de seu Evangelho. Jesus é a Verdade e, com isso, o seu Amém foi na Cruz a adesão de seu sangue derramado para a salvação de todos. O amém não deve ser banalizado jamais.



Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, o Amém e a Testemunha Fiel, fazei que a Verdade que sois vós, ilumine a minha vida de tal maneira, que eu possa ser um convosco. Assim seja. Amém! 



Pe. Demetrius dos Santos Silva

Comentários

  1. Há algum tempo venho falando sobre isso, se me permite fazer uma colocação, o "Amem", esta banalizado em quase todos os cantos, as redes sociais, é uma grande prova disso, pessoas postam fotos de enfermos no facebook, raros procurarão saber, sobre a pessoa e se pode ser feito algo de concreto para ajuda-lá, as vezes aquele medicamento que o medico receitou e a pessoa não teve condições de comprar, pode estar em nossas casas sobrando, porem não faltarão a legião dos que digitarão o Amem nos comentários. Quando vou a santa missa, procuro sempre chegar ao menos 20 minutos antes da mesma começar, e procuro postar em meu facebook, minha localização e que estou Participando da Santa Missa, sim oro pelos irmãos que ali comungarão comigo na fé, e tambem aos que alí não estão, Acredito que Nossa Igreja e nossa fé católica precisa ser vista, por isso faço essa postagem e logo desligo o celular, Porem ao sair da Missa Ligo o celular, e lá esta nos comentários, a palavra "Amém" , Digitam Amem, mas não me dão boa noite, e nem perguntam sobre horários das missas, é como se digitar "Amem" fosse o ponto maior de nossa fé.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tenha educação...

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou