Pular para o conteúdo principal

A Esposa de Jesus

Jesus respondeu: «Vocês estão enganados, porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus. Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu.  (Mc 12,24-25)

Em 2012, foi anunciada a descoberta de um manuscrito que “provava" que Jesus era casado e que sua esposa se tornaria uma discípula. Assim, logo se formou um intenso debate sobre a autenticidade do manuscrito. Vários estudiosos saíram na defesa do manuscrito e declararam as bodas de Jesus. Outros estudiosos afinados com a Igreja colocaram o manuscrito sob suspeita. 

Recentemente, estudiosos das universidades Harvard, Columbia e MIT (Massachussetts Institute of Technology), declararam que o manuscrito é autentico e que ele foi escrito entre os séculos 4 e 6 d.C.

Há muita gente preocupada com esse manuscrito. Mas não criemos pânico. Vejam, dizer que um manuscrito é autêntico não significa dizer o que seu conteúdo seja verdadeiro. Dizer que um manuscrito é autêntico significa dizer que ele é bem antigo e que ele pode ser de uma data próxima ao tempo dos manuscritos bíblicos. 

Quanto ao manuscrito em questão ele é autêntico mesmo, porém ao que tudo indica ele foi levemente alterado ou corrigido. Ele foi escrito em copta, uma língua derivada do grego, um pouco mais nova que o grego bíblico, e sua grafia indica um texto mais tardio que o do Evangelho. 

A palavra "Esposa", isto é "minha mulher" está grifada, o que indica rasura, e isto significa que o texto foi provavelmente alterado numa época um pouco mais recente. Não é comum nos manuscritos coptas a existência de grifos. O texto também contém diversos erros gramaticais. Assim, apesar de ser autêntico, o manuscrito carece de credibilidade por ter sido provavelmente alterado, e isso será o debate dos próximos anos. 

Mas os apressados já imprimiram os convites do casamento de Jesus, alugaram salão, contrataram buffet e já marcaram o salão de beleza para Madalena. E contrataram Anás e Caifás para celebrarem o matrimônio. Só que não!!!

Papiro Rylands 52 - Jo 18,31-33.37-38 (+/- 130 d.C.)
Esse é antigo de verdade
Por fim, mesmo que o manuscrito não tivesse sido alterado, um texto tardio tem menos credibilidade que os Evangelhos bíblicos. E os Evangelhos tratam Jesus como um homem sem esposa, a não ser a própria Igreja. Neste sentido, encontrar um manuscrito sobre a vida de Jesus não significa que ele tenha esposa, pois existem inúmeros manuscritos também autênticos e mais antigos que falam que Jesus não teve esposa... 


Assim, tenho certeza que a única esposa que Jesus tem é a Igreja... Os manuscritos bíblicos são autênticos e contém a verdade já assumida há séculos na Igreja. Prefiro sempre os Evangelhos... Sempre!!!


Pe. Demetrius Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou