sexta-feira, 20 de março de 2015

6. Rezando como discípulo(a) de Jesus Mestre - Contemplação: enxergar com o olhar de Cristo

Disse Jesus: "Permaneçam em mim e Eu permanecerei em vocês". (Jo 15,4)


No caminho de Emaús, Jesus desapareceu na frente dos discípulos e estes agora experimentaram a ressurreição. Passou o medo da noite. Jesus está dentro deles. Os discípulos de Emaús viam com os olhos de Deus. Isto é contemplação: ver com os olhos de Deus! É perceber a vida com o jeito de Jesus. Tudo se renova numa profunda atitude de amor.

Agora o silêncio atinge sua capacidade máxima. Quando duas pessoas se amam, depois da conversa vem o silêncio, porque o diálogo se faz pelo olhar, pelo toque, pela ternura. A alegria de quem ama é estar perto da pessoa amada. Paramos a conversa, mas não paramos nosso “namoro” com Deus.

            Na contemplação me “imagino” com Deus, sinto que sua Palavra agora está dentro de mim, me renovando, transformando por completo. Assimilo, dentro de mim, a Palavra amorosa do Mestre deixando seu amor me guiar. Começo a agir iluminado pelo estilo de vida de Jesus. 

          Na vida, começo sempre a me perguntar: “Como meu Mestre agiria nessa situação”? Pergunto para Ele: “Mestre, o que me sugeres que eu faça”? A palavra desce da cabeça e vai parar no coração! Na contemplação não se diz nenhuma palavra. É experiência, é sentimento! Apenas quero estar com Deus, ser com Ele. Viver nEle. Sinto que Deus me convida para algo. Aceito o convite: vou com Ele! Minha comunidade precisa de mim: um “Eu” renovado pela experiência da contemplação. Com o passar do tempo, a contemplação vira uma prática natural de nossa oração. Mas é uma prática que sempre nos provocará!


            Jesus é o novo Homem. Só seremos renovados nEle. “Se alguém está em Cristo é nova criatura; as coisas antigas passaram, eis que uma realidade nova apareceu”. (2Cor 5,17) Contemplar é deixar-se renovar por Cristo, com Cristo e em Cristo. É assumir o estilo de vida de Jesus, nosso Mestre de amor. 



Pe. Demetrius dos Santos Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha educação...