Pular para o conteúdo principal

Rezando como discípulo(a) de Jesus Mestre - Introdução

Disse Jesus: "Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome." (Jo 15,16)

            Em minha vida de padre somada aos anos de seminário e à experiência da vida religiosa franciscana, pude experimentar muitas mudanças na Igreja.

         O que mais tem despertado a minha atenção nos últimos anos é o cansaço e o desânimo que atingiram os cristãos, principalmente os agentes de pastoral. Muita gente está desanimada com a Igreja e já não mais confia em seus pastores. São tantas as reclamações: padres burgueses , insensíveis e autoritários; bispos vivendo como príncipes e distantes dos pobres; comunidades individualistas e fechadas; falta de acolhimento nas igrejas; mulheres desvalorizadas na tradição católica; pedofilia; amor ao dinheiro; etc. Esses são apenas sintomas de uma realidade muita clara: estamos nos distanciando do Mestre e de seu Evangelho.

            Vendo pregações nas TVs católicas, ouvindo sermões nas rádios, lendo artigos em jornais, sites e revistas, participando de reuniões, cursos e toda sorte de atividade na Igreja, começo a perceber que o Jesus que pregamos é diferente do Jesus que o Novo Testamento nos apresenta. Pregamos um Jesus por vezes duro, distante da vida, rei, insensível, legalista, misógeno, etc... No entanto, o Novo Testamento nos revela Jesus profundamente livre, libertador, solidário, empático, defensor e promotor das mulheres, simples, pobre, humilde, apaixonado pela vida, etc.

            Nos últimos tempos, o Papa Francisco tem sido a grande voz profética no mundo e na Igreja. Seu amor por Jesus Mestre tem feito a Igreja redescobrir o Evangelho e o mundo redescobrir a esperança. Ele tem convocado a todos para o diálogo amoroso com Jesus Mestre através da leitura da Bíblia. 

            Por isso, precisamos redescobrir o Jesus do Novo Testamento. Ter contato com a Palavra de Deus é essencial.  Precisamos nos colocar na condição de Discípulos e Discípulas de Jesus e dialogar com o Mestre através de sua Palavra de Amor. A Leitura Orante da Bíblia (Lectio Divina) é um instrumento nessa tarefa de redescoberta da Pessoa de Jesus.

            Hoje, fala-se muito em leitura orante. São diversas as publicações sobre o assunto. Aqui apresento minha experiência de oração discipular em oito passos:

1. Preparar o ambiente
            
2. Invocar o Espírito Santo

3. Leitura da Palavra

4. Meditação

5. Oração

6. Contemplação

7. Compromisso

8. Despedida 

            É Jesus nosso Mestre de oração. Ele conduzirá nossa experiência de contato com sua Palavra. Ele se mostrará a nós do jeito que Ele é: caminho verdade e vida.

Por fim, faço minhas as palavras poéticas e proféticas de Dostoievski ao regressar da casa dos mortos, sua prisão com trabalhos forçados na Sibéria. Dostoievski afirmou: “Às vezes Deus me envia instantes de paz; nestes instantes, amo e sinto que sou amado; foi num desses momentos que compus para mim mesmo um credo, onde tudo é claro e sagrado. Este credo é muito simples. Ei-lo: creio que não existe nada de mais belo, de mais profundo, de mais simpático de mais viril e de mais perfeito do que o Cristo; e eu o digo a mim mesmo, com um amor cioso, que não existe e não pode existir. Mais do que isto: se alguém me provar que o Cristo está fora da verdade e que esta não se acha nele, prefiro ficar com o Cristo a ficar com a verdade”.
            
Frei Demetrius Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou