Pular para o conteúdo principal

5. Rezando como discípulo(a) de Jesus Mestre - Oração: não falar de Deus, mas falar com Deus

Um dia Jesus estava orando num certo lugar. Quando acabou de orar, um dos seus discípulos pediu: — Senhor, nos ensine a orar, como João ensinou os discípulos dele.  Jesus respondeu: — Quando vocês orarem, digam: “Pai, que todos reconheçam que o teu nome é santo. Venha o teu Reino... 
(Lc 11,1-2)


Ouvimos a voz de Deus através de sua Palavra. Meditamos a voz de Deus que nos motiva a mudar de vida. No caminho de Emaús, Jesus partilhou o pão e os discípulos reconheceram a presença do Mestre. Eles louvaram a Deus por tamanho amor: “Não estava o nosso coração ardendo...”

Agora é hora de perguntar: “O que esta Palavra me faz dizer a Deus”? Sim, agora devemos falar. Nossa prece nasce da Palavra meditada. Chegou a hora de respondermos a Deus. Nossa leitura Orante se transforma numa deliciosa conversa com Deus. Louvarei a Deus por seu infinito amor. 

A oração que agrada ao Pai é a de Jesus. Minha prece se mistura com a de Jesus e isso agrada ao Pai. Pedirei ao Pai sua força, seu carinho, sua ternura e seu amor, porque sou fraco... Intercederei por aqueles que precisam de vida, de paz, de amor. Serei o intercessor pelo mundo. Agradecerei pela vida, pela força, pelo amor. Perdoarei meus irmãos e irmãs. Pedirei: “Senhor, ajuda-me a cumprir sua vontade”! Estou na intimidade com Deus, por isso devo rezar por minha comunidade, pela minha família, por meu grupo, pois não estou sozinho...

Aprendi com minha mãe que, ao rezar, devo elogiar a Deus, isto é, reconhecer sua grandeza, sua bondade; depois pedir que a vontade de Deus se realize em minha vida e em todo o mundo; em seguida, devo pedir a Deus que me dê o necessário para viver, só o necessário, reconhecendo minha dependência de Deus; devo perdoar meus irmãos e meus inimigos e pedir o perdão de Deus de meus pecados, reconhecendo minha dependência espiritual de Deus; enfim peço a proteção de Deus e a libertação de todo o mal.

Percebi que minha mãe rezava de acordo com o que Jesus ensinou no Pai-nosso (Mt 6; Lc 11). Percebi que minha mãe é uma sábia. Ela foi minha “mestra” de oração sem saber disso. Não preciso usar palavras bonitas. Não devo me preocupar com a gramática. Devo apenas deixar meu coração falar, amar, sonhar. O diálogo entre pessoas que se amam se faz com o olhar, com o coração, com a boca, com todo o ser...


Padre Demetrius Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou