sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

3. Rezando como discípulo(a) de Jesus Mestre - Leitura da Palavra

"Quando recebi as tuas palavras, eu as devorava. A tua palavra era festa e alegria para o meu coração, porque eu levava o teu nome, ó Senhor, Deus dos exércitos.” (Jr 15,16)

No caminho de Emaús (Lc 24,13-35), Jesus se aproxima dos discípulos e lhes explica as Escrituras. 

Todo processo de Leitura Orante deve iniciar pelos Evangelhos, pois Jesus é o verdadeiro intérprete da Palavra de Deus. 

Vale a pena começarmos pelos Evangelhos para que Jesus nos introduza no mundo da Bíblia. É o Novo testamento que ilumina o Antigo Testamento, não o contrário. Em pouco tempo o Antigo Testamento nos será familiar.  

Antes de iniciar a Leitura Orante já devemos estar com o texto bíblico escolhido. No início não usaremos um texto muito longo.
  • Agora, devemos ler o texto inteiro com bastante atenção.
  • Após a leitura, devemos fechar nossos olhos e tentar recontar o texto para nós mesmos. Caso falte alguma parte do texto, devemos reler o texto e voltar a recontar.
  • Memorizado o texto, devemos reler calmamente, anotando, sublinhando os aspectos principais do texto que é a Palavra de Deus. Prestar atenção para a voz de Deus. 
  • Perceber as personagens do texto, o papel de cada uma.. Notar o ambiente, a época, a linguagem, as ações e reações, a poesia, etc.

É preciso deixar o texto falar por si mesmo. A grande pergunta é: “O que o texto me diz”? 

Lembre-se: o texto bíblico é a Palavra de Deus na história do povo. A Bíblia nasceu no coração de Deus e no coração do povo. Por isso precisamos respeitar o texto. Preciso ter consciência de minha pobreza e silenciar o meu coração para que a Bíblia fale por si mesma. Devo deixar o texto falar e na humildade e no silêncio lutar para não levar o texto a dizer aquilo que eu quero ouvir. 

Importante: ao ler o texto bíblico, o texto bíblico também nos lê. Tua Bíblia não é tua, mas é do povo de Deus. Você pode grifar, sublinhar, anotar... Tua Bíblia, com as tuas anotações continua a crescer, pois Deus fala em ti...

Marque com uma interrogação(?) palavras ou frases difíceis e depois da oração procure o significado. Marque com uma exclamação (!) o que é principal. Marque com (*) os apelos da voz de Deus.



Padre Demetrius Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha educação...