Pular para o conteúdo principal

Católicos "meia-boca"

Disse Jesus: “Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu mando. (Jo 15-14)

Uma amiga minha, velha conhecida de Igreja, me surpreendeu negativamente ao se declarar a favor do aborto. Ela, sendo "católica", assumiu abertamente sua posição favorável à morte de uma pessoa que ainda não nasceu. Mesmo conhecendo a doutrina católica sobre a vida, ela se diz católica e favorável ao aborto. 

Lembrei-me de um conceito defendido por uma jovem amiga da Pastoral da Juventude que dizia que vivemos num tempo de "Católicos meia-boca". 

O Católico meia-boca é aquele que se diz católico, mas se coloca diversas vezes contra o ensinamento do Evangelho e da Igreja. É aquele tipo de pessoa que comunga a eucaristia, mas não comunga a doutrina nascida a partir da Palavra de Deus. 

Ser católico significa ser livre para fazer o que quiser, lembrando que nem tudo convém a ser feito (cf 1Cor 6,12). Ser católico implica na vivência de direitos e deveres. Ser católico permite a discussão de tudo sem abrir mão do fundamento que é o Evangelho. A Igreja nunca abrirá mão do Evangelho que, em última instância, é Jesus que é Vida. 

Nós católicos podemos discutir nossa doutrina, mas não podemos ir contra a clareza do Evangelho. O Evangelho é muito claro em sua defesa da vida, pois Jesus sempre se colocou ao lado do mais fracos e indefesos: pobres, crianças, mulheres, doentes, viúvas, marginalizados, etc., são defendidos por Jesus que sacrifica a própria vida para nos dar vida plenamente. A morte não será defendida por aquele que venceu a morte. 

Assim, ser católico nos dá liberdade, pois "foi para a liberdade que Cristo nos libertou”(Gl 5,1), mas também nos traz uma imensa responsabilidade na defesa da vida. 

Este pequeno artigo não quer tratar das razões éticas e filosóficas porque a Igreja é contra o aborto, mas sim tratar da contradição vivida por aqueles que se dizem católicos e assumem posições imensamente contrárias à fé católica. 

Biblicamente a frase de Jesus Mestre: "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância"(Jo 10,10) é suficiente para qualquer cristão católico, isto é, para qualquer pessoa que leva as palavras de Jesus a sério, seja radicalmente contra o aborto. Eu repito, apenas esse versículo é suficiente para que sejamos contra o aborto. Ser a favor do aborto é ser contra o Evangelho e ponto final. 

Dizer-se católico e ser a favor do aborto é uma gigantesca imbecilidade típica das pessoas mais néscias que desconhecem o Evangelho e negligenciam a pessoa de Jesus que, encarnando-se entre nós, habitou o ventre de Maria como embrião, feto e bebê, nascendo e sendo criança como qualquer criança que não foi assassinada no ventre materno. 

O católico meia-boca é aquele no qual Jesus tratou no livro do apocalipse: "Conheço sua conduta: você não é frio nem quente. Quem dera que fosse frio ou quente! Porque é morno, nem frio nem quente, estou para vomitar você da minha boca."(Ap 3,15-16) 

Sim, o católico meia-boca, faz Jesus vomitar. Ou ele muda de vida, ou será extirpado do corpo de Jesus. Vejam, o católico meia- boca, não permanece com Cristo, assim Cristo não permanece nele. Será cortado pelo Pai, será juntado com outro ramos secos e, por fim, será queimado. (Cf Jo 15,1-4)

Resumindo, o católico meia-boca simplesmente não é católico. Um católico não pode assumir a fé contra o Evangelho que é a fonte da própria fé. Só resta a conversão. 

É provável que a espiritualidade do católico meia-boca seja um diálogo infrutífero, pois qualquer pessoa que sinceramente se coloca na escuta do Mestre há de concordar que a vida indefesa de quem ainda não nasceu é preciosa ao Pai eterno. A oração deve nos levar a fazer a vontade de Deus e não o contrário.

Precisamos rever nossas posições à luz do Evangelho e da doutrina da Igreja, a fim de sermos coerentes com nossa fé. Não podemos assumir a fé pela metade. Ou sejamos quentes ou sejamos frios…

Sobre o aborto escreveremos em breve. Paz e bem. 



Oremos: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, vosso Evangelho é Palavra de Vida. Vós destes vossa vida por mim e por todos e me chamastes para ser vosso discípulo. Peço a Vós que não me deixeis viver contra a Vossa Palavra e que me permitais viver segundo a vossa vontade. Assim seja. 


Comentários

  1. Como São Paulo: O Evangelho não era Dele, mas Ele era do Evangelho. Paulo sofreu muito com os "Falsos Irmãos" (Cartas aos Gálatas e Cartas aos Romanos)..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tenha educação...

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou