Pular para o conteúdo principal

O ódio fantasiado de Amor

Disse Jesus: “Vocês são como sepulcros caiados: por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e podridão! Assim também vocês: por fora, parecem justos diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça.  (Mt 23,27-28)

Quando eu era seminarista e estava no penúltimo ano de seminário, eu dava um curso de Bíblia numa paróquia em Campinas. Naquele dia eu tinha trabalhado o Evangelho de São João. Falávamos sobre o mandamento novo: “O meu mandamento é este: amai-vos uns aos outros como Eu vos amei. Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos. Sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando. (Jo 15,12-14)
           
Falei bonito, toquei os corações, despertei neles o interesse pela Palavra. Traduzi a necessidade de amarmos os mais pobres de verdade e não em teoria. Fui aplaudido quando, ao responder uma pergunta, disse que “no coração do discípulo de Jesus, não há espaço para o ódio!”

Fui embora todo feliz com a aula onde aludi sobre os mistérios do amor. No ponto de ônibus um adolescente de rua, com uma faca, roubou meu relógio (presente de uma comunidade de Hortolândia). Ele saiu correndo, mas dois homens o derrubaram e começaram a chutá-lo. Em nenhum momento eu pensei em proteger o adolescente daquelas agressões. Um sentimento de ódio profundo habitava meu coração, de tal forma que eu mesmo queria agredi-lo. Um lobo feroz habitava dentro de mim. Senti-me como Saulo, guardando os pertences daqueles que apedrejavam Estevão. Saulo concordava com o apedrejamento. (Cf. At 8,1) Foram os policiais que protegeram o adolescente. Eu era quem devia protegê-lo!!!

Esse episódio de minha vida marcou profundamente a minha espiritualidade. De lá para cá, luto todos os dias para conter o lobo feroz dentro de mim. Busco o amor de Deus para conter o ódio que habita meu coração. Percebo, desde então, os meus preconceitos e pecados. Agora vivo a batalha contra esse ódio fantasiado de amor. Tomei consciência de que não tenho força alguma para combater este lado tão sombrio. Descobri que somente Jesus Mestre pode conter essa força de morte dentro de minha alma. Jesus Mestre, vencedor de todo o mal, é a “vacina” contra o ódio disfarçado em amor.

Lembrei-me dessa experiência, agora sempre presente em minha vida, observando as atitudes e opiniões dos irmãos e irmãs nas redes sociais nestes últimos dias, principalmente o facebook. Com as eleições presidenciais os ânimos se alteraram. A polarização entre PSDB e PT gerou um índice de adesão a esta campanha eleitoral que ultrapassou quaisquer outras eleições já realizadas em nosso país. Um desejo de mudança acompanhado de intolerância ser firmou nos dois lados em disputa.

Vi pessoas boas, calmas, religiosas, amorosas se transformarem em guerreiros furiosos que despejavam seu caldeirão de ódio em quem pensava diferente.

Vi pessoas supostamente cultas, professores, tecnólogos, profissionais da saúde, ministros de Igreja, agentes de pastoral e até padres revelando preconceitos aos nordestinos e nortistas por causa do resultados das eleições. Houve também preconceito contra mineiros e paulistas...

Um exemplo de ódio. Isso foi escrito por uma pessoa de bem!
Fui chamado de “padre cabeça chata” e me falaram que eu devia sair de minha paróquia e voltar para a terra de meus pais. Me chamaram de desocupado e disseram que meu bispo devia me dar tarefas para me ocupar. É claro que eu também respondi, mas sem ofender, porém fui duro.

Em tudo isso está aquele velho lobo feroz, pronto para se manifestar quando tiver a primeira oportunidade. As eleições foram a ocasião perfeita para que o ódio, fantasiado de amor, falasse mais alto.

Gente de bem, gente de família, gente transformada em fera, cheia de ódio e preconceito, escrevendo nas redes sociais as idéias mais odiosas possíveis. Gente que fala em nome de Jesus...

Sinto uma grande vergonha daquele dia do assalto. Espero que quem destilou seu ódio possa também um dia se envergonhar de seus preconceitos. Mas, tenho uma certeza: não tenho força contra esse ódio disfarçado de amor. Só Cristo em mim pode vencer tamanho ódio. Ou nos aproximamos de Cristo ou o ódio vencerá.



Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, no mais profundo de minha alma existe um lobo feroz cheio de ódio e rancor pronto para sair e atacar quando as adversidades da vida acontecerem. Não tenho força alguma, Senhor, para domar tamanha violência. Tenho a certeza que vós podeis dominá-la. Por isso vos peço, ó Mestre: penetrai até a medula de meu espírito e, com Vossa Palavra de vida e de amor, controlai a violência e o desequilíbrio que imperam em meu coração. Que Vosso Amor e Vossa Ternura sustentem todo o meu ser. Assim seja.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou