Pular para o conteúdo principal

A Falta de Conhecimento é Espantosa

"O meu povo está morrendo por falta de conhecimento”. (Os 4,6)

Algumas coisas me espantam. Outras me espantam muito, me escandalizam. Entre as coisas que me escandalizam está a capacidade humana de não querer enxergar a realidade como ela é. Explico-me. Há uma tendência humana onde a pessoa despreza o que a realidade está mostrando com toda a clareza, de tal forma que a pessoa cria dentro de si um mundo próprio que possui regras que não levam em conta a moral nem valores éticos. Trocando em miúdos: a pessoa perde a “vergonha na cara”.

É claro que a falta de conhecimento é um fator importante nessa equação. Pela falta de conhecimento a pessoa torna-se manipulável e pode facilmente perder valores morais e éticos e viver uma vida pautada na mediocridade e no egoísmo.

Um exemplo em tempos de eleições. Em 2009, a Polícia Federal executou a Operação Caixa de Pandora, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão na residência oficial do governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, em secretarias do governo e em gabinetes de deputados na Câmara Legislativa. Foram apreendidos computadores, arquivos de midia e documentos, além de 30 mil dólares, cinco mil euros e 700 mil reais. No mesmo dia, o governador exonerou os envolvidos nas investigações, além de ter especulado que o desvio de recursos e a corrupção possam ter existido desde o governo anterior, de Joaquim Roriz. Dez pedidos de impeachment foram protocolados por deputados na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Um vídeo foi divulgado no qual Arruda aparece recebendo maços de dinheiro quando ainda era candidato, em 2006. Arruda defendeu-se, asseverando que os 50 mil reais em espécie que embolsa no referido vídeo tiveram como destino a compra de panetones para os pobres de Brasília. (Cf. Wikipedia). Arruda foi condenado, pois tudo foi comprovado.

Arruda era novamente candidato a governador nestas eleições de 2014. Com esse recente passado conhecido era de esperar que ninguém — com o mínimo de vergonha na cara — votasse em alguém como ele. No entanto — isso me espanta!!!  as pesquisas apontaram que ele tinha 37% das intenções de votos, isto é, ele estava em primeiro lugar. Para piorar ele seria eleito em segundo turno com 45% dos votos contra 23% seu principal oponente. Ele só não será eleito porque sua candidatura foi barrada pela Lei da Ficha Limpa (coisa que Arruda não têm porque está mais sujo que puleiro de galinha com diarreia). 

As pessoas votariam nele mesmo sabendo de sua situação política imoral. A falta de conhecimento torna a pessoa um objeto que pode ser manipulado. Quando em grupo a manipulação é ainda mais fácil. A falta de conhecimento é o grande problema de nosso tempo. E a falta de conhecimento faz a pessoa perder a vergonha na cara!!!!

Jesus Mestre só fez o bem ao povo. Mas veja o que aconteceu:  "Os chefes dos sacerdotes atiçaram a multidão para que Pilatos soltasse Barrabás. Pilatos perguntou de novo: «O que farei então com Jesus que vocês chamam de rei dos judeus?» Mas eles gritaram de novo: «Crucifique!» Pilatos perguntou: «Mas, que mal fez ele?» Eles, porém, gritaram com mais força: «Crucifique!» Pilatos queria agradar à multidão. Soltou Barrabás, mandou flagelar Jesus e o entregou para ser crucificado”. (Mc 15,11-15)

A falta de conhecimento faz a pessoa condenar o inocente e livrar o culpado. O inocente que faz o bem é morto… Quem faz o mal recebe o prêmio…

Isso me espanta. As pessoas preferem ignorar a realidade óbvia e, irracionais, agem como bestas. Só a educação é capaz de consertar nosso país!!!



Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, o conhecimento é o instrumento necessário para construir um mundo melhor. Dai-me o conhecimento de vosso Evangelho a fim de que eu semeie a verdade que liberta a humanidade de toda ignorância e de todo o mal. Assim seja


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou