Pular para o conteúdo principal

Templo de Salomão ou do Macedão?

Então os dirigentes dos judeus perguntaram a Jesus: «Que sinal nos mostras para agires assim?»  Jesus respondeu: «Destruam esse Templo, e em três dias eu o levantarei.» Os dirigentes dos judeus disseram: «A construção desse Templo demorou quarenta e seis anos, e tu o levantarás em três dias?» Mas o Templo de que Jesus falava era o seu corpo. Quando ele ressuscitou, os discípulos se lembraram do que Jesus tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra de Jesus. (Jo 2,18-22)

Nós cristãos somos os irmãos mais novos dos judeus. Nosso Mestre Jesus ao assumir nossa fragilidade na encarnação foi plenamente judeu. Um judeu da Galileia. E como judeu do século primeiro, Jesus frequentava o Templo de Jerusalém. 

O primeiro Templo, construído a mando do rei Salomão, fora destruído pelos exércitos de Nabucodonosor II em 586 a.C. O segundo Templo foi construído quando os deportados voltaram do exílio da Babilônia, em 535 a.C. Este templo foi remodelado por Herodes no século I a.C e foi destruído pelos romanos  no ano 70 d.C. Até hoje o templo não foi reconstruído.

Jesus Mestre fez de seu próprio corpo o Templo eterno. E nós, membros de seu Corpo, somos dispensados da necessidade de Templo físico como o construído por Salomão. Disse Jesus: "Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí no meio deles.” (Mt 18,20) Mais importante que o Templo feito de pedras são as pessoas de carne e osso. Assim somos nós o templo do Espírito Santo. 

É claro que nós, cristãos e cristãs, gostamos de igrejas bonitas e bem feitas. Gostamos de celebrações bonitas, animadas e edificantes. Temos grandes e belos santuários. Mas, prédios são prédios. Nunca um prédio valerá mais do que uma pessoa. Pois as pessoas fazem parte do verdadeiro Templo: o Corpo do Senhor. 

Nos últimos dias falou-se muito do “Templo de Salomão” construído pela igreja de Edir Macedo. Um baita prédio: pedras trazidas de Israel. Tudo muito grande, muito belo e muito caro. Mas, também muito estranho.

É estranho um templo com a "cara" do Templo judeu em São Paulo. Os judeus ainda não reconstruíram seu Templo. Os cristãos não necessitamos de Templo. Por que, então, construir este templo em São Paulo?

Não simpatizo em nada com a igreja de Edir Macedo. Não a considero uma igreja cristã por motivos óbvios. As igrejas cristãs também não levam a IURD a sério. Tudo o que lá se faz me cheira trapassa e enganação. 

Ver aquele templo repleto de símbolos judaicos e, nele, ver pessoas pouco conhecedoras do judaísmo me faz pensar que todos aqueles símbolos são apenas amuletos usados para ludibriar as consciências menos esclarecidas. Símbolos são apenas símbolos. Mas, símbolos nas mãos certas podem transformar a morte em vida. Porém, nas mãos erradas transformam a vida em morte.

Nós somos o povo da Nova e Eterna Aliança. Não precisamos de Arcas, sacrifícios de animais, amuletos, vestes, línguas exclusivas, etc. Basta a simplicidade da fé e do amor em Cristo.

Dom Henrique Soares da Costa, bispo de Palmares,  esclarece em sete pontos (contando a conclusão), o que pensamos sobre o tal Templo: Eis: "Só para esclarecer aos católicos, a respeito desse “templo de Salomão” inaugurado em São Paulo, mais uma farsa religiosa do nosso tempo e mais uma punhalada no cristianismo, já tão deturpado pelas seitas…

1. Não existe nem poderá existir “Templo de Salomão” algum desde 587 aC, quando o Templo do Senhor, construído pelo Rei Salomão, foi incendiado pelos babilônios. Este era o chamado Primeiro Templo dos judeus.

2. Nem mesmo no tempo de Jesus havia um “Templo de Salomão”. Havia sim, o Segundo Templo, construído pelos judeus que voltaram do Exílio de Babilônia entre 537-515 aC. Foi nesse Templo, reformado, ampliado e embelezado por Herodes Magno, que Jesus nosso Senhor pregou. Foi sobre esse Templo que Ele afirmou tratar-se de uma imagem Dele próprio, morto e ressuscitado: “Destruí este Templo e em três dias Eu o edificarei!”.

3. O Templo de Salomão em si não tem significado algum para o cristianismo. Também não pode ser reconstruído, pois já não seria o Templo “de Salomão”, mas de outra qualquer pessoa! O que se construiu em São Paulo foi um “Edifício do Edir Macedo”, nem mais nem menos…

4. Quanto ao Templo dos judeus, somente pode ser construído sobre o Monte do Templo, chamado Monte Moriá, em Jerusalém. Os judeus nunca reconstruíram o seu Templo por isso: porque ali já estão erguidas duas mesquitas muçulmanas…

5. Os cristãos jamais poderão ou deverão reconstruir Templo judaico algum! Isto é negar Nosso Senhor Jesus Cristo, é voltar ao Antigo Testamento! O Segundo Templo era imagem do Corpo do Senhor. Ele mesmo o declarou. Aqui coloco de modo explicado o que Jesus quis dizer: “Vós estais destruindo este Templo! Podeis destruí-lo; ele já cumpriu sua função de figura, de lugar de encontro de Deus com os homens! O verdadeiro Templo é Meu corpo imolado e ressuscitado! Vós destruireis o Meu corpo como estais destruindo este Templo! Mas, dentro de três dias Eu o ressuscitarei, edificando o verdadeiro Templo, lugar de encontro entre Deus e o homem: o Meu corpo, que é a Igreja!”

6. Arca, sacrifícios antigos, utensílios do antigo Templo, já não têm sentido algum no cristianismo. Mais ainda: não passam de pura e vazia falsificação que ofendem a reta consciência cristã e desrespeitam os judeus, imitando de modo grosseiro e falseando de modo superficial o real significado dos seus símbolos religiosos.

Conclusão: É uma pena ver como o charlatanismo, a ignorância, o grotesco prosperam em certas expressões heterodoxas de cristianismo… E tudo por conta do tripudio sobre a ignorância e falta de bom senso de toda uma população insensata. Só isto.”

O templo de Edir Macedo é mais um fruto dessa árvore amaldiçoada incapaz de dar bons frutos. Rede Record, Folha Universal, Rede Aleluia e, agora, o Templo de Edir Macedo, são tudo aquilo que temos de pior na vida religiosa brasileira: o mais fétido chorume que este homem (Macedo) transforma em riqueza, tornando-o um dos homens mais ricos do mundo. 

E pensar que o Mestre Jesus morreu nu e não tinha um lugar onde reclinar a cabeça!!!



Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, sou membro do Templo que é vosso corpo. Fazei que eu perceba que minha passagem nesta terra é temporária e que, em Vós, caminho para a eternidade. Fazei que eu abandone as pedras deste mundo para abraçar a pedra que os construtores rejeitaram e que se tornou a pedra angular. Assim seja.



Pe. Demetrius Silva


Comentários

  1. E pensar que tem um monte de gente, inclusive católicos, que PAGARIAM para entrar neste templo só por curiosidade... PAGAR para entrar num templo que, SUPOSTAMENTE, foi construído para louvar e bendizer a Deus??????? PAGAR?????? ACORDEM CRISTÃOS!!! Deus não necessita de SUNTUOSIDADE! Jesus veio para nos trazer a SIMPLICIDADE e nos tornar HUMILDES!!! Parabenizo-o, Frei Demetrius, por suas palavras ainda mais esclarecedoras que ilustram a forma OSTENTADORA e PERNICIOSA de enganar nossos irmãos e irmãs menos esclarecidos. Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  2. Padre Demetrio, não concordo com voces porque voces católicos também tem templos enormes. veja Aparecida do Norte. Pelo menos o templo de Salomão é para Deus e não para uma santa como a Cidinha do norte. não vejo vocês criticando isso, só os outros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, paz e bem! Veja, no artigo eu escrevi: "É claro que nós, cristãos e cristãs, gostamos de igrejas bonitas e bem feitas. Gostamos de celebrações bonitas, animadas e edificantes. Temos grandes e belos santuários. Mas, prédios são prédios. Nunca um prédio valerá mais do que uma pessoa. Pois as pessoas fazem parte do verdadeiro Templo: o Corpo do Senhor". Eu repito, nós temos Santuários. Toda Igreja é dedicada a um padroeiro ou madroeira (padroeira) e isso significa que tal Igreja reconhece a presença de Deus na vida de tal santo(a) e que, juntos, louvamos a Deus por ter manifestado seu amor por nós a exemplo de tal santo. Sobre as construções de templos, igrejas e santuários leia: http://mestredemim.blogspot.com.br/2014/03/um-novo-olhar.html

      Excluir
    2. A questão não é o tamanho do "templo" e sim o significado que ele tem para os cristãos, nenhum. O templo, arca da aliança, sacerdócio levítico, tudo isso era sombra ou figura do que estava por vir, JESUS CRISTO. Leia: Hebreus cap. 7,8,9 e 10.

      Excluir
  3. Muito Bom seu texto Frei! Admiro seu conhecimento (principalmente sobre a bíblia) continue escrevendo aeee
    Abração

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tenha educação...

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou