Pular para o conteúdo principal

Sobre a Depressão

Recentemente morreu Robin Williams. Ator e comediante completo. Interpretava comédia e dramas com muita intensidade. Aparentemente uma pessoa feliz e realizada. Mas, na realidade, um homem angustiado e dominado pela depressão. Esta o levou à morte.

Os cristãos contribuíram muito para a compreensão da realidade. Desde a genética com Frei Mendel até a rádio-comunicação com o brasileiro Padre Roberto Landell. É fato que os cristãos contribuímos com a ciência para o bem da humanidade. Mas, houve momentos de trevas onde a fé cristã foi obtusa e perseguiu aqueles que buscavam o saber. A ciência existe para o bem e para a evolução da humanidade. Porém, o egoísmo põem tudo a perder e usa a ciência para a maldade.

O conhecimento deve andar de mãos dadas com a fé e a verdade. A fé sem o conhecimento torna-se opressora e amiga da mentira.

E o que isso tem a ver com a depressão de Robin Williams? O que a depressão tem a ver com a falta de conhecimento? Tudo!!!

Ainda hoje eu vejo cristãos e cristãs dizendo que a depressão é causada pela influência do demônio (capeta, inimigo, encardido...). Ainda vejo gente de igreja me pedindo para fazer “exorcismo” em quem está com depressão. Ainda vejo “novena” para depressão onde a pessoa renuncia ao “espírito de depressão”, como se a depressão fosse um deficiência espiritual ou uma possessão. Ainda vejo pessoas falando para quem está com depressão: "anime-se, fique alegre, apegue-se a Deus, tenha fé em Deus, etc..." Isso é bonito, mas coloca a culpa pela depressão na própria pessoa deprimida!

Temos que ter humildade e aceitar a contribuição das ciências. Uma coisa que aprendi com o sofrimento é que a depressão é uma doença. Não tem relação com problema espiritual ou psicológico. Depressão é doença onde a pessoa sofre uma deficiência biológica e química, necessitando de remédios antidepressivos e outros para corrigir essa deficiência.

Uns pensam que a depressão é fruto da possessão demoníaca, outros pensam que é algum melindre ou “frescura” da pessoa.

A depressão é uma doença que mata aos poucos. Quando um deprimido tira a própria vida, ele já passou por um processo de extremo sofrimento que apenas quem já viveu sabe o que é realmente.

Como podemos contribuir para o tratamento da depressão?
  1. Respeitando o deprimido assumindo que o problema é uma doença.
  2. Usando a fé religiosa como apoio ao doente e não como explicação para o seu problema.
  3. Evitando frases e idéias que atribuem a causa da doença à própria pessoa doente: “Você precisa se animar!!!” “Você não deve ficar triste!!!”
  4. Insistindo para que o deprimido tome a medicação receitada e não abandone o tratamento. (Já vi pessoa dizer ao deprimido: “Deus me falou que você precisa confiar nEle, pois Ele vai curar você: pare de tomar esses remédios, pois estão dopando você!”)
  5. Ouvindo o que o deprimido tem a dizer sem interromper sua fala. A escuta sincera faz bem...
  6. Evitando dar notícias más e não falar mal dos outros para o deprimido.
  7. Tendo paciência, muita paciência com o deprimido.

Veja, no tempo de Jesus acreditava-se que a febre era de origem demoníaca. Pediram para que Jesus ajudasse a sogra de Pedro e, ao invés de exorcizá-la, Jesus apenas a tomou pela mão, curando-a da doença. (Mc 1,29-31)

Depressão é doença. O Maior problema desta doença é a falta de conhecimento. A ciência e a fé existem para o bem. Separadas elas causam o mal. Os cristãos e cristãs precisamos de conhecimento. Não nos contentemos com o pouco. Avancemos para águas mais profundas.


Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, desejo ampliar meu conhecimento de Vós, mas sei que sois Vós quem me revela o Pai. Por vosso Espírito Santo, fazei que eu compreenda melhor o sofrimento de meus irmãos e irmãs e os respeite em suas limitações. Que eu não perca o equilíbrio, mas caso eu perca, que eu reencontre o equilíbrio em Vós. Assim seja!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou