Pular para o conteúdo principal

Encontro com Jesus - Para adultos e crianças

Rezando com Jo 15,1-8

1. Preparar o ambiente

a) Preparar o Ambiente exterior
·         Se possível, enfeitar o centro com uvas (ou suco de uva) e outras frutas, cana ou qualquer fruto da terra.
·         Uma Bíblia aberta com vela

b) Preparar o Ambiente Interior
·         Marcar a Bíblia separando a perícope escolhida (Jo 15,1-8)
·         Silenciar o coração (pode-se usar um pequeno fundo musical ou cantar um refrão contemplativo.
·         Sentar numa posição confortável.... (Na leitura orante usamos essa posição por ser a posição dos discípulos que escutam o Mestre)

2. Invocar o Espírito Santo
·         Cantar uma música ao Espirito Santo e ou rezar o Vinde, Espirito Santo.
·         Para crianças, ensinar a oração e um pouco do seu significado...

3. Leitura da Palavra
·         Escolher uma boa tradução (fácil e clara – nem sempre isso é possível)
·         Para crianças é necessário adaptar o texto em forma de história. (Tome cuidado com as Bíblias das Crianças,  pois muitas apresentam uma tradução infiel ao sentido bíblico.

Para Adultos (Tradução literal)
Para Crianças (Tradução adaptada)
Naquele tempo, no fim da ceia, disse Jesus aos seus discípulos: Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo o ramo em mim, que não dá fruto, ele arranca e todo aquele que dá fruto, ele poda para que dê mais fruto. Vós já estais podados, pela palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, e eu em vós;  como o ramo de si mesmo não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim nem vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós os ramos; aquele que permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, como o ramo, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.  Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e sereis meus discípulos.

Edição CNBB
Naquele tempo, no fim da ceia, disse Jesus aos seus discípulos: “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não dá fruto em mim, ele corta; e todo ramo que dá fruto, ele limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que vos falei. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim, como eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim, nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim será lançado fora, como um ramo, e secará. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.
Naquele tempo, Jesus estava com seus discípulos num jantar muito importante na semana da Páscoa. O clima ficou pesado porque alguns não queriam ser amigos de Jesus. Queriam se separar de Jesus. Queriam viver sem Jesus. Por isso, Jesus disse aos seu discípulos (seguidores): Eu sou o verdadeiro pé de uva, e meu Pai é o agricultor. Todo galho meu que não dá uva, meu Pai corta fora e todo galho que dá uva, meu Pai poda para dar mais uva ainda. Meu Pai já cuidou de vocês através das minhas Palavras. Estejam unidos a mim e eu estarei unido a vocês. Vocês sabem: um galho separado do pé de uva não pode dar uva. Vocês também não darão frutos se não estiverem comigo. Eu sou o Pé de Uva e vocês são meus galhos. Quem fica unido a mim e eu unido a ele, dará muitos frutos, porque sem mim vocês não podem fazer nada de bom. Se alguém não fica unido a mim, será cortado fora. Vai virar um galho seco. Será queimado com outros galhos secos numa grande fogueira. Vocês devem fica unidos a mim e terem minhas palavras no coração. Tudo de bom que você pedirem, Meu Pai lhes dará. Nisso o meu Pai é honrado (glorificado): que vocês dêem bastante frutos e sejam os meus discípulos.

4. Meditação

Somos os ramos na Videira que é Jesus.

Lavrador
            O lavrador prepara a terra com adubo, prepara as mudas de parreira. Faz o plantio, no tempo certo. E acompanha o desenvolvimento, defendendo a planta de insetos, vendavais, chuvas intensas. Prepara o caramanchão ou a cerca por onde a videira vai estender seus galhos e folhas. Na época certa faz a poda, eliminando os galhos em excesso e os secos. Depois, acompanha a florada e o crescimento dos grãos até que amadureçam. Vem finalmente a maturação e a colheita.O lavrador na comparação de Jesus é o Pai.

A videira
            A videira conduz, através do tronco, a seiva para os galhos e estes devem produzir frutos. A videira é Jesus.

Ramo
            O ramo ou galho, tem que estar ligado ao tronco. Nós somos os ramos ligados à Videira que é Jesus. Se o galho não permanecer na Videira, não produz frutos. Só unidos a Cristo produzimos frutos. Permanecer em Jesus é estar em união com Ele, disponível e acolhendo a sua graça.

Poda
            A videira tem que ter uma poda cuidadosa. A poda é feita no tempo certo. Se os galhos crescerem demais roubam a seiva e a videira não terá o suficiente para frutificar.Somente com a poda é que os frutos se tornarão saborosos.Por isso a poda, mesmo sendo dolorosa, é necessária. Deus usa conosco diversos tipos de poda: perdas, sofrimentos de diversas formas.

Flor
            A flor na videira dura muito pouco. Quase não é notada. A sua finalidade não é a ornamentação, mas a produção da uva.

Fruto
            A uva que vem em cacho é o fruto da videira. O cacho lembra comunidade, comunhão, união, fraternidade, solidariedade. E que não fica nisto apenas. É saboroso alimento como fruta e transformada em vinho. Dá vida!

De tudo isto, aprendo:
1º) Somos muitos ramos nesta Videira, sem privilégios, disputas ou dominações. Bebemos da mesma seiva. Somos uma comunidade de iguais.

2º) Estamos em missão. Permanecer em Jesus também significa produzir frutos de vida.

            O que falta para vivermos numa comunidade de iguais? É possível que eu permaneça em Jesus sem dar frutos? Se ainda há muita desigualdade, diferenças em nosso meio é porque ainda não vivemos unidos à videira que é Jesus.Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

5. Oração
            O que sinto desejo de dizer a Deus?

6. Contemplação
            Deixar-me seduzir por Cristo. Encantar-me por Ele.

7. Compromisso
            O que vou fazer a partir de agora

8. Despedida
            Quando será meu próximo encontro com Jesus?


Comentários

  1. Que através dessa partilha e oração o Senhor Mestre de mim, venha fecundar o seu amor e fazer de mim instrumento Seu, que o Senhor me coloque a Sua disposição meu Senhor e Meu Mestre. ASSIM SEJA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tenha educação...

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou