Pular para o conteúdo principal

Minha casa é Igreja

Jesus virou-se para trás, e vendo que o seguiam, perguntou: "O que é que vocês estão procurando?" Eles disseram: "Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?"
Jesus respondeu: "Venham, e vocês verão." Então eles foram e viram onde Jesus morava. E começaram a viver com ele naquele mesmo dia. Eram mais ou menos quatro horas da tarde. (Jo 1,38-39)

Uma grande novidade antiga que aprendemos com o Concílio Vaticano II é que a Igreja é Povo de Deus. Se a igreja é o Povo de Deus, nós somos Igreja e a Igreja somo nós.  Sim, eu sou Igreja junto aos meus irmãos e irmãs. Sou igreja e como igreja devo fazer de minha casa uma igreja. Não uma nova igreja separada da verdadeira Igreja de Cristo, mas uma Igreja sempre antiga e sempre nova em sintonia e comunhão com a única e verdadeira Igreja de Jesus Cristo. Eu sou membro de Cristo.  Eu sou extensão de seu corpo e assim minha casa deve ser sua casa.

No tempo de Jesus, os discípulos eram acolhidos na casa dos "rabis" e nesta casa aprendiam a ser mestres. Mas com Jesus é diferente. Jesus é um mestre itinerante e sem casa: "As raposas têm tocas, os pássaros têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça". (Lc 9,58) Assim, os discípulos que seguiram Jesus foram ver onde Ele morava e encontraram o mundo como sua casa e suas próprias casas como a casa dEle.  Sim, creio Jesus nos leva à nossa própria casa e nos diz: "essa é a minha casa".

Minha casa deve ser uma extensão da Igreja. Nas décadas de 70 e 80 tínhamos as novenas e círculos bíblicos nas casas. Era um movimento muito forte onde sentíamos que nossa casa era Igreja. Os laços de amizade eram fortes e um sentimento de compromisso era evidente. 

Hoje é preciso repensar o papel de nossa casa. Infelizmente somos nós os senhores e senhoras da casa. Jesus devia ser o dono de nossa casa, pois Ele é o Mestre. Em minha casa Ele deve reinar. Eu devo estar a serviço dEle em meu lar e devo fazer de minha casa uma extensão de sua casa, de modo que não valha as minhas regras mas as dEle. 

Como estamos fazendo de nossa casa a casa do Mestre? É Ele quem reina em meu lar? As regras de minha casa são as minhas ou as de Jesus? As decisões que eu tomo em casa são refletidas com o Mestre?

Se sou discípulo de Jesus Mestre, minha vida está ligada à Ele de tal forma que, onde eu estiver, sempre estarei em sua casa. Assim, mesmos nas piores situações Ele sempre estará comigo e eu sempre terei sua presença e seu apoio. Minha casa não pode mais continuar apenas sob minhas ideias,  mas sob as ideias de Jesus para que ela seja Igreja. A casa que se abre para Cristo é feliz. Mas a casa que é de Cristo gera felicidade.

Oração: Senhor Jesus Cristo,  Mestre de mim,  levaste-me à vosso casa e quando percebi era a minha própria casa.  Fazei de meu lar a extensão de vossa Igreja e que eu seja humilde e permita que meu ego não atrapalhe as regras propostas por Vós.  Adentrai em minha casa e transformai minha vida ao vosso serviço.  Assim seja!


Posted via Blogaway

Comentários

  1. Bom dia Pe Demetrius que linda partilha obrigado. Reze por minha casa. Grande abraço. Em Cristo. Rita Leite.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tenha educação...

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou