Pular para o conteúdo principal

Abandonar o barco

“A partir desse momento, muitos discípulos voltaram atrás, e não andavam mais com Jesus. Então Jesus disse aos Doze: «Vocês também querem ir embora?» Simão Pedro respondeu: «A quem iremos, Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna.  (Jo 6,66-68)


Certa vez fui nomeado pároco de uma paróquia. Era padre novo. Estava cheio das esperanças. Numa das primeiras reuniões, uma pessoa chegou e jogou as chaves da igreja em minha mesa e disse: “Esperei o senhor chegar. Aqui estão as chaves da comunidade. Estou saindo da Igreja!”. Que começo turbulento!

Lembro-me que fiquei muito triste e pensei em desistir. Mas, eu tinha uma certeza: Deus estava comigo e eu tinha o Evangelho de Jesus. Foi Jesus no Evangelho quem nos deu força: a mim e a paróquia. 

Depois, várias pessoas foram abandonando o barco. Um ministro que era um dos principais coordenadores da paróquia “virou” adventista. Aparentava que estava bem. Nunca me procurou para falar sobre seus problemas, partilhar sua vida. Até hoje eu não sei o que aconteceu. Ele nunca me falou, simplesmente foi embora sem dar satisfação.

Mas tínhamos o Evangelho e muita gente nova apareceu. E também muitos problemas. Nós percebemos que Deus estava conosco e vivemos um florescimento em nossa paróquia. Mas ainda nos doía o coração por ver irmãos e irmãs abandonando o barco. Sempre me perguntei o porquê de abandonar o barco. Lembrei-me de uma história: 

“Certa vez, um cão de caça saiu para a floresta para caçar. Derrepente ele começou a correr e latir.  Ao passar pelas brechas da floresta, alguns outros cães de caça viram ele correndo e latindo. Então começaram a correr também, atrás do primeiro cachorro. Mais à frente, outros cães fizeram a mesma coisa. Logo, mais de cem cães estavam correndo e latindo pela floresta. Em dado momento, um dos últimos cães disse ao outro: “Vem cá... Porque estamos correndo e latindo pela floresta?” E o outro cão disse: “Não sei... só sei que devo latir e correr, pois todos estão fazendo isso”. Então o cão disse: “Bah... Vou parar... Não tem sentido ficar correndo e latindo à toa...” Então foram parando um a um todos os cães. E no final da corrida restou apenas o primeiro cão que continuava a correr e latir. No fim, este cão pegou uma grande lebre. Foi grande o seu banquete!”

Apenas o cão que viu a lebre permaneceu até o fim. Assim também é com os discípulos e discípulas de Jesus. Apenas aqueles que experimentaram o sagrado serão capazes de continuar até o fim. Apenas os que cultivaram a intimidade com o Mestre Jesus é que vão atingir a meta.

Creio que nós abandonamos o barco assim: 

- Abandona-se o barco quando não nos sentimos chamados por Deus. Seguir o caminho de Cristo implica na certeza do chamado. Só há certeza do chamado quando cuidamos de nossa vida espiritual, sobretudo na atenção carinhosa ao Santo Evangelho.
- Abandona-se o barco quando, extremamente cansados, não cuidamos de repor as energias no “colo” de Jesus, isto é, na vida de oração e contemplação das coisas do Senhor. 
- Abandona-se o barco quando o meu serviço na comunidade não é feito para Deus, mas para mim que tiro proveito da situação buscando reconhecimento, bem-estar, alívio psicológico, amizades, curas, etc., isto é, quando coloco Deus em segundo plano e todo o resto tenho por prioridade.
- Abandona-se o barco quando estaciono meu espírito e não busco crescimento espiritual, não buscando aprimoramento nas coisas que faço e leio.
- Abandona-se o barco quando não sou honesto comigo mesmo e oculto a minha realidade na mentira e na omissão!

Dos discípulos de Jesus, apenas os que experimentaram seu amor e cultivaram a intimidade com Ele é que permaneceram até o fim e perceberam que o fim era apenas o começo. 

Todo voluntariado é bom. Fazer o bem faz bem! Mas quem quer seguir Jesus na Igreja e na comunidade, precisa ter consciência que seu serviço é para Deus, e mais ninguém. Toda boa ação em Deus é recompensada pela gratuidade de seu amor. Antes de dizer “sim” precisamos medir até onde queremos chegar. 


Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, sois o destino de minha vida. Quero cultivar o vosso amor no jardim de meu espírito. Regai com vossa ternura a minha existência. Que meu serviço seja uma oferenda agradável a Vós e que minhas obras seja para o vosso louvor. Assim seja!

Pe. Demetrius Silva




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou