Pular para o conteúdo principal

Sobre a Catolicidade: Temos Papa I

Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros?» Pedro respondeu: «Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo.» Jesus disse: «Cuide dos meus cordeiros.» (Jo 21,15)

Sou apaixonado pela Igreja. Desde pequeno sempre gostei do Papa. Ainda me lembro da morte de Paulo VI e de João Paulo I. Quanta choradeira! Tínhamos um quadro com a figura do Papa. Para mim, o Papa sempre transmitiu bondade. Para mim o Papa sempre foi alguém escolhido a dedo por Jesus. Sempre amei o Papa.

Mas eu cresci e, com a idade, vieram os questionamentos, dúvidas, etc. Meus amigos de escola abandonaram a Igreja. Na Igreja eu conquistei meus verdadeiros amigos. Paquerei, namorei, mas quis ser padre. Entrei no Seminário. Lá tínhamos o quadro do Papa João Paulo II. Aquele semblante bondoso… 

No seminário, continuava a amar o Papa. Estranhava algumas de suas posições, mas, na dúvida, preferia suas opiniões às minhas. No seminário aprendi gostar do teólogo Joseph Ratzinger, mas eu não gostava dele como cardeal. Cheguei ao ponto de não lhe querer bem. Que pecado!!! 

Fiquei padre, e como padre fui trabalhar em Hortolândia. Um padre amigo disse-me: Fica triste não, depois você vai receber uma paróquia melhor!  Mas, aquela paróquia era a que eu queria! E Lá fiz uma verdadeira experiência de ser pastor. Tenho saudades! Mas eu ainda não gostava de Joseph Ratzinger. Achava o semblante dele pesado, duro!

E aí o Papa João Paulo morreu. E quem foi eleito papa: Joseph Ratzinger! A partir desse momento era Bento XVI. Passei a amá-lo. Seu semblante mudou: estava cheio de ternura. Não me importava as roupas pomposas cheirando a mofo… O que me importava é que era o papa. Homem de bondade. Esquerda, direita, conservador, progressista, etc., nada disso interessa. A única coisa que interessa é que ele é o sucessor legítimo do apóstolo São Pedro. E é por isso que eu o amo.

Para nós católicos, ter papa não é problema, é solução! Todo católico de verdade deve nutrir um profundo amor pelo Papa e rezar por ele todos os dias apoiando o seu ministério. Vi muita gente que se diz católica hostilizando o Papa Bento XVI. Mas vi muita gente defendendo o Papa, não por amá-lo, mas porque apoiavam sua postura um tanto conservadora: missa em latim, vestes tridentinas, etc. Só que Bento XVI renunciou. E o Espírito Santo escolheu um argentino em seu lugar: Jorge Mario Bergoglio, ou simplesmente Francisco. E, aqueles que eram tão obedientes a Bento XVI já não obedecem Francisco… 

Esse é o assunto da próxima postagem. E eu continuo a amar o Papa!!!

Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, quisestes que vosso rebanho fosse apascentado pelo apóstolo Pedro. Ensinai-me a amar os legítimos sucessores dos apóstolos, em especial, o bispo de Roma, o Papa Francisco. Que nosso Papa receba a força que vem de Vós e que eu possa sempre ajudá-lo em seu ministério vivendo o meu batismo. Assim seja.

Continua...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou