Pular para o conteúdo principal

O Sentido do cansaço

Disse Jesus: Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso. Carreguem a minha carga e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas vidas. Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve. (Mt 11,28-30)

Estou me sentido cansado. Fazer sempre as mesmas coisas, insistir sempre nas mesmas ideias. Comer sempre o arroz e feijão, morar sempre na mesma casa. “Geração vai, geração vem, e a terra permanece sempre a mesma. O sol se levanta, o sol se põe, voltando depressa para o lugar de onde novamente se levantará.” (Ecl 1,4-5).

Pensar e sentir a rotina da vida é angustiante e sempre pensamos a possibilidade de viver a vida de forma diferente. Novos empregos, novos amores, novas terras, novas amizades… Mudamos e tudo volta a ser como antes. O que há de errado com o mundo? Nada! Nada de errado com o mundo. O problema está em mim. O problema está em nós!

A crise que nos surge da rotina tem a ver com o sentido da vida que levamos. Queremos viver uma vida de aventuras onde cada dia é uma nova aventura. Quando vemos novelas e séries cada capítulo é uma novidade. Mas a vida real não é assim. A verdadeira aventura da vida é viver a rotina. A repetição que vivemos a cada dia é a verdadeira aventura de viver. 

Viver cada dia com sentido é o maior desafio de nossas vidas. Acordar, banhar, comer, beber, trabalhar, rezar, rir, chorar, vestir, sonhar, cozinhar, estudar, dormir… Em todas as coisas podemos viver com sentido profundo. 

Penso no Mestre Jesus. Ele viveu cada dia com pleno sentido. Até sua morte teve sentido. Viveu cada dia com a máxima intensidade e fez da rotina uma aventura de Salvação. Como aquele judeu-galileu conseguiu viver sua rotina sem luz elétrica, sem água encanada, sem geladeira, sem telefone, sem computador, sem carro, etc.? É que o sentido da vida não está nas coisas que temos. O sentido da vida está no gastar a própria vida para gerar vida àqueles que não tem vida!

Jesus Mestre nos ensina que se não partilhamos nossa vida, nós perdemos o sentido da vida e destinamos nossa vida ao fracasso total. As pessoas mais felizes são aquelas que se doam. Você pode até procurar, mas não vai encontrar felicidade entre aqueles que não se doam. 

O problema não é o cansaço que a rotina traz, mas é a falta de sentido que o cansaço tem quando não há doação de si mesmo. Jesus se cansou ao extremo de dar a vida na cruz e mesmo assim Ele é a garantia de nossa felicidade.

Para ser feliz de verdade basta gastarmos a vida fazendo o bem. Esse é o sentido da vida: gastar a própria vida para gerar vida àqueles que não tem vida! Seja esse o refrão de nossos corações. 


Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim,  sois o sentido de minha vida e de todas as vidas. Fazei que eu saiba gastar a minha própria vida para gerar mais vida aos que não tem vida. E assim eu possa ser feliz em estar convosco para sempre. Assim seja!


Pe. Demetrius dos Santos Silva


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou