Pular para o conteúdo principal

À Beira do Lago

Jo 21,1-14
(Tradução Pe. Demetrius)

1. O Mestre manifestou-se aos discípulos à beira do lago de Tiberíades. Foi assim:
2. Reunidos Simão Pedro, Tomé, o gêmeo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu, e outros dois discípulos.
3. Simão Pedro disse: "Vou pescar". Os outros disseram: "Também vamos". Estavam no barco, mas não pescaram nada naquela noite.
4. Ao amanhecer o Mestre estava na beira. Eles não reconheceram o Mestre.
5. O Mestre disse: "Jovens, vocês têm o que comer?" Disseram: Não!
6. O Mestre disse: "Joguem a rede à direita e pescarão". Eles jogaram a rede e não conseguiam arrastá-la de tanto peixe que tinha.
7. Então, o discípulo mais íntimo do Mestre disse a Pedro: "É o Mestre". Simão Pedro estava nu, mas sabendo que era o Mestre, vestiu-se e nadou.
8. Os outros vieram no barco cuidando da rede com os peixes. Estavam a uns cem metros da beira.
9. Chegaram em terra firme e o Mestre assava peixe e tinha pão.
10. O Mestre disse: "Tragam mais peixe".
11. Simão Pedro foi no barco e trouxe a rede que tinha cento e cinquenta e três grandes peixes e ela não se rompeu.
12. O Mestre disse: "Vamos comer". Eles não perguntaram quem era, pois sabiam que era o Mestre.
13. O Mestre tomou o pão e deu aos discípulos. Fez o mesmo com o peixe.
14. Essa foi a terceira vez que Jesus Mestre ressuscitado dos mortos manifestou-se aos discípulos.

Algumas notas:
  • Jesus Mestre ressuscitado se manifesta uma terceira vez. Os discípulos deixaram o Mestre à margem.
  • Ao deixar Jesus à margem de suas vidas, os discípulos voltaram atrás. Deram marcha ré na vocação. Eles já tinham deixado o barco e as redes para pescar gente e agora voltam a pescar peixe.
  • Quando deixamos Jesus de lado, quando abandonamos nossa intimidade com Deus, nós voltamos para trás... Somos dominados pela escuridão (noite) e deixamos de produzir fruto (peixes). Nada do que fazemos passa a dar certo.
  • Se Jesus fica à margem, deixamos de reconhecê-lo e ele passa a ser um desconhecido em nossa vida. Ele fala conosco, mas não o percebemos.
  • Sem o Mestre, não temos o que comer nem o que oferecer para alimentar os irmãos.
  • O Mestre manda jogar a rede. Quando obedecemos o mandamento de Jesus, nossas redes ficam cheias, cheias de sentido!
  • Reconhece primeiramente o Mestre, o discípulo mais íntimo.
  • Pedro estava nu... Perdeu sua identidade de discípulo. Só quando reconhece Jesus ele volta a ter sentido e enfrenta o mar da vida.
  • Os discípulos chegam à beira e o Mestre já tem peixe assado. Jesus Mestre sempre tem a iniciativa. É ele que se oferece em comunhão.
  • A Eucaristia é celebrada na Praia. Ela dá sentido e é feita na intimidade. Só compreendemos verdadeiramente a eucaristia quando vivemos intimamente com Jesus. Isso explica porque tanta gente perdeu o sentido da missa.

Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, não permitais que eu vos deixe à margem de minha vida. Quero escutar e obedecer vosso mandamento. Quero escutar o vosso convite para comer convosco à beira do lago. Alimentai minha alma e dai-me a vossa paz. Assim seja!



Comentários

  1. Jesus, Mestre de todos os mestres dá-me sabedoria para aplicar os seus ensinamentos por onde eu passar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tenha educação...

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou