Pular para o conteúdo principal

O segredo da fé

«Se vocês tivessem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a esta amoreira: ‘Arranque-se daí, e plante-se no mar’. E ela obedeceria a vocês. (Mt 17,6)

O Mestre caminhava com os discípulos e lhes falava sobre o amor de Deus. Dizia-lhes:
- Deus nos ama de tal modo, que o infinito torna-se pequeno. Seu amor não pode ser comparado a nada neste mundo. Por isso nós precisamos confiar totalmente nEle. Confiar, ter fé. Esse é o segredo para se experimentar o amor de Deus.

Um discípulo pediu:
- Mestre ensina-nos o segredo da fé em Deus. Como podemos fazer para ter fé.

E o Mestre contou-lhes uma história:
“Num país distante, um homem sempre dizia a seu filho:
- Haja o que houver, eu sempre estarei a seu lado.

Houve, nesta época um grande terremoto que destruiu toda a cidade. Nesta hora o  homem estava na estrada. Ao ver tamanha destruição, correu para casa e verificou que sua esposa estava bem, mas seu filho nesta hora estava na escola. Assim, ele foi imediatamente para lá, e encontrou a escola totalmente destruída. Não restou, uma única parede de pé. Tomado de uma enorme tristeza. Ficou ali ouvindo, a voz feliz de seu filho e sua promessa não cumprida: ”Haja o que houver eu estarei sempre a seu lado.”
Seu coração estava apertado e sua vista apenas enxergava a destruição. A voz de seu filho e sua promessa não cumprida, o dilaceravam por dentro. Mentalmente percorreu inúmeras vezes o trajeto que fazia diariamente segurando sua mãozinha. O portão (que não mais existia); o corredor..., as paredes... Aquele rostinho confiante, passava pela sala do 3º ano, virava o corredor e o olhava ao entrar.
Até que resolveu fazer em cima dos escombros, o mesmo trajeto. Portão, corredor, virou a direita e parou em frente ao que deveria ser a porta da sala. E nada! Apenas uma pilha de material destruído. Nem ao menos um pedaço de alguma coisa que lembrasse a classe. Olhava tudo... desolado... E continuava a ouvir sua promessa: ”Haja o que houver, eu sempre estarei a seu lado”. E ele não estava...

Começou a cavar com as mãos, retirando os escombros. Nisto chegaram outros pais, que embora bem intencionados, e também desolados, tentavam afastá-lo de lá dizendo:
- Vá para casa. Não adianta, não sobrou ninguém.

Ao que ele retrucava:
- Você vai me ajudar?
Mas ninguém o ajudava, e pouco a pouco, todos se afastavam.

Chegaram os policiais, que também tentaram retirá-lo dali, pois viam que não havia chance de ter sobrado ninguém com vida. Haviam outros locais com mais esperança.
Mas este homem não esquecia sua promessa ao filho, a única coisa que dizia para as pessoas que tentavam retirá-lo de lá era:
- Você vai me ajudar?
Mas eles também o abandonavam. 

Chegaram os bombeiros, e foi a mesma coisa:
- Saia daí, não está vendo que não pode ter sobrado ninguém vivo? Você ainda vai por em risco a vida de pessoas que queiram te ajudar pois continuam havendo explosões e incêndios.
E ele retrucava:
- Você vai me ajudar?

E diziam ao homem:
- Você está cego pela dor, não enxerga mais nada. É a raiva da desgraça.
E ele retrucava:
- Você vai me ajudar?

Um a um todos se afastavam. Até que o homem ficou sozinho. E o homem trabalhou quase sem descanso, apenas com pequenos intervalos, mas não se afastava dali. 5, 6, 7, 8, 9, 10, 15 horas. Já exausto, dizia a si mesmo que precisava saber se seu filho estava vivo ou morto. Até que ao afastar uma grande pedra, sempre chamando pelo filho, ouviu:
- Pai ... estou aqui!
O homem desesperado, perguntou:
- Filho, você está bem?
O filho disse:
- Estou, pai. Mas com sede, fome e muito medo.
- Tem mais alguém com você? - Perguntou o homem.
- Sim, catorze estão comigo e estamos presos em um vão entre dois pilares. Estamos todos bem.
- Apenas se conseguia ouvir seus gritos de alegria

E o filho continuou
- Pai, eu falei a eles: Vocês podem ficar sossegados, pois meu pai irá nos achar. Eles não acreditavam, mas eu dizia a toda hora: “Haja o que houver, meu pai, estará sempre a meu lado”.

Chorando, o pai disse:
- Vamos lá tente sair por este buraco.
O filho respondeu:
- Não Pai! Deixe-os sair primeiro. Eu sei; que haja o que houver... Você estará me esperando! “


E todos os discípulos se ajoelharam e agradeceram a Deus pelo seu infinito Amor...

Oração: Senhor Jesus, Mestre de mim, alimentai minha minúscula fé com a vossa Palavra de vida. Dai-me a serenidade necessária para suportar as dores desse mundo e que eu possa ser luz entre meus irmãos e irmãs. Assim seja!

(História adaptada por Pe. Demetrius)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou