domingo, 6 de abril de 2014

O Mestre do amor

Assim como meu Pai me amou, eu também amei vocês: permaneçam no meu amor. 10 Se vocês obedecem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como eu obedeci aos mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. (Jo 15,9-10)

Um discípulo foi visitar o Mestre e disse-lhe que já não amava sua esposa e que pensava em separar-se.


O Mestre escutou-o, olhou-o nos olhos e disse-lhe apenas uma palavra:
- Ame-a.
E logo se calou.

- Mas, já não sinto nada por ela! - Disse o discípulo.
- Ame-a! - Disse-lhe novamente o Mestre.

E diante do desconcerto do discípulo, depois de um breve silêncio, disse-lhe o seguinte:
- Amar é uma decisão, não um sentimento; amar é dedicação e entrega. Amar é um verbo e o fruto dessa ação é o amor. O amor é um exercício de jardinagem: arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide. Esteja preparado porque haverá pragas, secas ou excessos de chuvas, mas nem por isso abandone o seu jardim. Ame sua esposa, ou seja, aceite-a, valorize-a, respeite-a, dê afeto e ternura, admire e compreenda-a. Isso é tudo. Ame!

Surgiu um brilho no olhar do discípulo e o Mestre continuou:

- A inteligência sem amor te faz perverso. A justiça sem amor te faz implacável. A diplomacia sem amor te faz hipócrita. O êxito sem amor te faz arrogante. A riqueza sem amor te faz ladrão. A docilidade sem amor te faz servil. A pobreza sem amor te faz orgulhoso. A beleza sem amor te faz ridículo. A autoridade sem amor te faz tirano. O trabalho sem amor te faz escravo. A simplicidade sem amor te deprecia. A lei sem amor te escraviza. A fé sem amor te deixa fanático. A cruz sem amor se converte em tortura. A vida sem amor...não tem sentido!!!

Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, caminho que leva ao Pai, sois a verdade e a vida. Ensinai-me a amar como vós para que eu seja uma pessoa da paz. Que minhas respostas sejam sempre baseadas em vosso Evangelho. Assim seja!

(História adaptada por Pe. Demetrius)

Um comentário:

  1. Sua palavras enrriquecem nosso espirito Frei. Muito obrigada por seu amor e dedicaÇão. Jesus o ilumine sempre mais e mais.

    ResponderExcluir

Tenha educação...