Pular para o conteúdo principal

Nascer do Alto

Jesus respondeu: «Eu garanto a você: ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nasce da água e do Espírito. Quem nasce da carne é carne, quem nasce do Espírito é espírito. (Jo 3,5-6)

Muita gente pensa ter corpo, ter carne, ter alma e ter espírito. Pensamos que somos algo que vai além dessas realidades. Nossa linguagem nos trai: “Preciso cuidar de meu corpo, preciso cuidar de minha alma”. No entanto nós somos corpo, nós somos alma, nós somos carne e nós somos espírito. Estas são dimensões do ser humano.

Jesus Mestre quando ressuscitou mostrou as mãos e o lado. Seu corpo glorioso traz as marcas da cruz. Não lhe foi dado um novo corpo. Pois Jesus é o corpo… O Crucificado é o Ressuscitado. O Ressuscitado é o Crucificado. Sua carne foi glorificada… Já não morre, mas vive para sempre! 

Mas o Mestre nos fala que precisamos nascer do alto, nascer do Espírito, pois quem nasce da carne é carne, que nasce do espírito é espírito. Pode parecer estranho, mas não é! 

Nós somos Espírito e Carne. São duas dimensões nossas que se opõem. Jesus Mestre, ressuscitado conseguiu harmonizar essas dimensões. Mas essas dimensões entram em choque na nossa vida. Ou pendemos para a carne, ou pendemos para o Espírito. 

Ser conduzido pela carne é nascer de baixo e viver segundo os instintos egoístas.
Ser Conduzido pelo espírito é nascer do alto e viver segundo a fé, a esperança e o amor.

Em situações extremas percebemos com clareza quem nasceu do alto e quem nasceu de baixo. Desculpe o exemplo… Espero que você me entenda. Num incêndio, pessoas se desesperam e pisam nas outras para salvar a própria vida. Porém, algumas pessoas tentam salvar a vida dos outros, e acabam dando a própria vida para salvar a vida mais fraca! De onde vem a diferença? Vem da carne ou do espírito. Geralmente quem é do espírito, isto é, do alto, imita as características do próprio Deus. Quem é da carne, isto é, de baixo, fecha-se em si mesmo e procura salvar a própria pele. Isso não significa que a pessoa é má, mas significa que a pessoa que viveu sua vida inteira pensando somente em si, em situações extremas pisará nos outros… Repito, me desculpe pelo exemplo!

É preciso que nasçamos do alto, do espírito, para sermos semelhantes a Jesus Mestre. Não dá mais para se dizer cristão e viver de acordo com os instintos egoístas (carne). Precisamos viver coerentemente a nossa fé, assumindo os riscos e consequências de ser discípulo de Jesus Mestre - ressuscitado. Quem quer nascer do Espírito precisa querer crescer na espiritualidade. Nossa fé precisa amadurecer. Rezamos pouco e rezamos mal. Damos pouco tempo para escutar e ler a palavra do Mestre. Fazemos pouco o bem ao irmão. A fé não dá para ser vivida em teoria. É na prática que vivemos a fé. 

Por fim, nascer do Espírito é uma necessidade que todos temos. A felicidade não é encontrada quando vivemos a partir da carne. A única possibilidade de ser feliz é quando nascemos do alto. Que o Espírito de Jesus ressuscitado nos faça renascer… Sempre!



Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, fazei que eu possa nascer do alto e viver segundo os vossos princípios. Que meu espírito reflita a imagem de vosso Espírito e, assim, eu possa superar os apelos dos instintos egoístas, tornando-me semelhante a Vós. Assim seja!


Comentários

  1. SENHOR JESUS QUE EU RENASÇA TODOS OS DIAS, E BUSQUE SEM CESSAR AS COISAS DO ALTO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tenha educação...

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou