terça-feira, 29 de abril de 2014

Nascer do Alto

Jesus respondeu: «Eu garanto a você: ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nasce da água e do Espírito. Quem nasce da carne é carne, quem nasce do Espírito é espírito. (Jo 3,5-6)

Muita gente pensa ter corpo, ter carne, ter alma e ter espírito. Pensamos que somos algo que vai além dessas realidades. Nossa linguagem nos trai: “Preciso cuidar de meu corpo, preciso cuidar de minha alma”. No entanto nós somos corpo, nós somos alma, nós somos carne e nós somos espírito. Estas são dimensões do ser humano.

Jesus Mestre quando ressuscitou mostrou as mãos e o lado. Seu corpo glorioso traz as marcas da cruz. Não lhe foi dado um novo corpo. Pois Jesus é o corpo… O Crucificado é o Ressuscitado. O Ressuscitado é o Crucificado. Sua carne foi glorificada… Já não morre, mas vive para sempre! 

Mas o Mestre nos fala que precisamos nascer do alto, nascer do Espírito, pois quem nasce da carne é carne, que nasce do espírito é espírito. Pode parecer estranho, mas não é! 

Nós somos Espírito e Carne. São duas dimensões nossas que se opõem. Jesus Mestre, ressuscitado conseguiu harmonizar essas dimensões. Mas essas dimensões entram em choque na nossa vida. Ou pendemos para a carne, ou pendemos para o Espírito. 

Ser conduzido pela carne é nascer de baixo e viver segundo os instintos egoístas.
Ser Conduzido pelo espírito é nascer do alto e viver segundo a fé, a esperança e o amor.

Em situações extremas percebemos com clareza quem nasceu do alto e quem nasceu de baixo. Desculpe o exemplo… Espero que você me entenda. Num incêndio, pessoas se desesperam e pisam nas outras para salvar a própria vida. Porém, algumas pessoas tentam salvar a vida dos outros, e acabam dando a própria vida para salvar a vida mais fraca! De onde vem a diferença? Vem da carne ou do espírito. Geralmente quem é do espírito, isto é, do alto, imita as características do próprio Deus. Quem é da carne, isto é, de baixo, fecha-se em si mesmo e procura salvar a própria pele. Isso não significa que a pessoa é má, mas significa que a pessoa que viveu sua vida inteira pensando somente em si, em situações extremas pisará nos outros… Repito, me desculpe pelo exemplo!

É preciso que nasçamos do alto, do espírito, para sermos semelhantes a Jesus Mestre. Não dá mais para se dizer cristão e viver de acordo com os instintos egoístas (carne). Precisamos viver coerentemente a nossa fé, assumindo os riscos e consequências de ser discípulo de Jesus Mestre - ressuscitado. Quem quer nascer do Espírito precisa querer crescer na espiritualidade. Nossa fé precisa amadurecer. Rezamos pouco e rezamos mal. Damos pouco tempo para escutar e ler a palavra do Mestre. Fazemos pouco o bem ao irmão. A fé não dá para ser vivida em teoria. É na prática que vivemos a fé. 

Por fim, nascer do Espírito é uma necessidade que todos temos. A felicidade não é encontrada quando vivemos a partir da carne. A única possibilidade de ser feliz é quando nascemos do alto. Que o Espírito de Jesus ressuscitado nos faça renascer… Sempre!



Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, fazei que eu possa nascer do alto e viver segundo os vossos princípios. Que meu espírito reflita a imagem de vosso Espírito e, assim, eu possa superar os apelos dos instintos egoístas, tornando-me semelhante a Vós. Assim seja!


Um comentário:

  1. SENHOR JESUS QUE EU RENASÇA TODOS OS DIAS, E BUSQUE SEM CESSAR AS COISAS DO ALTO.

    ResponderExcluir

Tenha educação...