Pular para o conteúdo principal

Como Rezar - Leitura Orante da Bíblia


Um dia, Jesus estava rezando em certo lugar. Quando terminou, um dos discípulos pediu: «Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou os discípulos dele.»  (Lc 11,1)

“A leitura Orante exige do discípulo três atitudes: 
escuta, compromisso de vida e perseverança”. 

1º Passo: Prepare o ambiente

O ambiente merece grande consideração. Ele é de grandíssima utilidade para recolher-se e colocar-se à escuta. Com o barulho de tantas vozes e interesses que nos arrastam para fora de nossa intimidade, é difícil ler na postura de que escuta. O ambiente sóbrio favorece a concentração na leitura e a abertura à escuta. Com o tempo a leitura passa a ser feita em qualquer lugar. Basta que se tenha a capacidade de se recolher.
Prepare na casa, ou em outro lugar de sua preferência, um “lugar sagrado”. Pode usar os seguintes elementos: uma vela, uma Bíblia, uma musica suave, incenso, cadeira, banquinho ou almofada para se sentar. Desligue o telefone, a campainha, deixe recado dizendo que você não está... por alguns momentos.
Procure uma posição que não canse e favoreça a concentração. A postura corporal é muito importante. Ela revela a intenção íntima de cada um e aumenta a concentração.

2º Passo: Invoque o Espírito Santo 

Com os olhos fechados, dê alguns minutos para que a “poeira” de seus pensamentos e ações se assente um pouco. Respire profundamente e devagar várias vezes, colocando-se na presença de Deus. Respire paz, tranqüilidade, harmonia...., expire insegurança, medo, tensão... Através um canto, um refrão conhecido ou de uma oração, peça as luzes do Espírito Santo. Sem a força do Espírito de Deus o esforço será inútil.
O refrão contemplativo é um meio para se chegar a este estado de oração com o Senhor. Consiste em repetir várias vezes, aumentando e diminuindo o tom de uma “fórmula sagrada”, que lentamente penetrará no subconsciente, atingindo até os níveis mais profundos de nossa personalidade. É assim que nos preparamos para entrar no mundo de Deus e para sentir sua proximidade, pois Ele está bem perto de nós (Sl 119, 151).

3º Passo: Leitura do Texto 

Leia, com calma e atenção, a história do Mestre. São histórias simples, mas que trazem riquezas para nossa vida. Se for preciso, leia o texto quantas vezes forem necessárias.
Procure identificar as coisas importantes deste trecho da história. Imagine o ambiente, os personagens, os diálogos, as imagens usadas, as ações. Você conhece algum outro trecho que seja parecido com este que leu? É importante que você identifique tudo isto com calma e atenção, como se estivesse vendo a cena. É um momento para conhecer e reconhecer a Boa Notícia do Mestre que este Texto nos traz!

4º Passo: Meditar o Texto 

É o momento de descobrir os valores e as mensagens espirituais do Texto: é hora de saborear o Texto percebendo como o Mestre toca a sua vida e não apenas estudá-lo. Você, diante de Deus, deve confrontar este trecho com a sua vida. Feche os olhos, isto pode ajudar. É preciso concentrar-se!

5º Passo: Rezar o Texto:

Toda boa meditação desemboca naturalmente na oração. É o momento de responder a Deus após havê-lo escutado. Esta oração é um momento muito pessoal que diz respeito apenas à pessoa e ao Mestre. 
É um diálogo pessoal! Não se preocupe em preparar palavras, fale o que vai no coração depois da meditação: se for louvor, louve; se for pedido de perdão, peça perdão; se for necessidade de maior clareza, peça a luz divina; se for cansaço e aridez, peça os dons da fé e esperança. 
Enfim, os momentos anteriores, se feitos com atenção e vontade, determinarão esta oração da qual nasce o compromisso de estar com Deus e fazer a sua vontade.

6º Passo: Contemplar a Palavra

Desta etapa a pessoa não é dona. É um momento que pertence ao Mestre e sua presença misteriosa, sim, mas sempre presença. É um momento no qual se permanece em silêncio diante de Deus. Se ele o conduzirá à contemplação, louvado seja Deus! Se ele lhe dará apenas a tranquilidade de uns momentos de paz e silêncio, louvado seja Deus! Se para você será um momento de esforço para ficar na presença de Deus, louvado seja Deus!

7º Passo: Conservar o Mestre em nossa vida

Leve a Palavra do Mestre e o fruto desta oração para a sua vida. Produza os frutos do amor de Deus semeado no seu coração, frutos como: paz, sorriso, decisão, caridade, bondade, etc... Não se preocupe se alguma coisa não for bem, um dos frutos do Amor de Deus é a noção do erro e a conversão pela sua misericórdia. 
O importante é que a semente da Palavra de Deus produza frutos, se 30, 60 ou 100 por um... o importante é que produza, e que o Povo de Deus possa ser alimentado pelos testemunhos de fé, esperança e amor na vivência de um cristianismo sincero.
Termine com a oração do Pai Nosso, consciente de querer viver a mensagem do Reino de Deus e fazer a sua vontade e dê uma abraço apertado no Mestre.

9º Passo: Avalie a Leitura Orante
Como foi fazer a leitura da Bíblia com este método? O que você mais gostou? Onde e qual foi sua maior difilcudade? Se possível anote num caderno ou em seu diário espiritual.

Disse Jesus: Vocês vivem estudando as Escrituras, pensando que vão encontrar nelas vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim. (Jo 5,39).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou