segunda-feira, 24 de março de 2014

Violência, lado sombrio

Aí Caim disse a Abel, o seu irmão:— Vamos até o campo. Quando os dois estavam no campo, Caim atacou Abel, o seu irmão, e o matou. (Gn4,8)

A história de Caim e Abel sempre me intrigou. Nunca compreendi essa história de irmão matar irmão. Mas, a violência é uma realidade presente na história humana.

Tenho um amigo convertido que fala muito de Deus. Passou a pregar e organizava belos momentos de oração. Certa vez, esse amigo se desentendeu com algumas pessoas da comunidade. Dominado pela raiva, ele quase agrediu um irmão quando foi "tirar satisfação". Confesso que o olhar de meu amigo dominado pela raiva me impressionou. Ele, que parecia um "cordeirinho", tinha se transformado num ser totalmente violento. Seu semblante tornou-se sombrio. Seu olhar tinha um ar de insanidade.

A violência é uma realidade existente na alma humana. De certa forma, temos trevas dentro de nós. Quando nos afastamos da luz as trevas reinam em nossa vida. Tornamo-nos violentos, ou pior, liberamos nossa violência.

Infelizmente, hoje eu vejo em muitos cristãos e cristãs aquele mesmo olhar insano, cheio de raiva e violência. Ainda hoje eu tenho medo desse olhar e sempre peço a Jesus Mestre que me liberte desse olhar.

Não podemos subestimar a violência que habita em nós. Há muitos cristãos infelizes porque não cuidaram de aspectos fundamentais da vida. Deixaram de rezar, de participar da comunidade, de conversar em família. Valorizaram muito o dinheiro e os bens materiais. Não passeiam, não viajam, não celebram, etc. Dizem que acreditam em Deus, mas vivem como se Deus não existisse. Em condições como essas, o lado sombrio cresce e afasta a luz. O olhar insano reflete o que a pessoas tem dentro de si: uma fera prestes a atacar. 

Somente a luz pode controlar as trevas. Para nós cristãos, Jesus Mestre é a luz do mundo e somente Ele tem o poder de controlar nosso lado sombrio. Sua luz é tão intensa que, quando abrimos a porta do coração, ela invade nossa alma plenamente iluminando todos os cômodos de nossa vida. 

Jesus, sempre Ele, é a única saída. Sua história de amor é a prova que Ele pode trazer equilíbrio para nossa vida. A espiritualidade é o caminho para o equilíbrio. Espiritualidade é diferente de fanatismo espiritual. Fanatismo espiritual é caminho para a insanidade. Espiritualidade faz a pessoa se tornar "legal". Fanatismo espiritual faz a pessoa ser chata. E ter aquele olhar insano. Procure um diretor espiritual, ele pode nos ajudar.


Oração: Senhor, Jesus Cristo, Mestre de mim, afastai de minha vida aquele olhar insano, fruto da raiva e da violência, nascido do desequilíbrio de meu ser. Fazei que meu olhar coincida com o vosso e que meu espírito encontre em Vós o equilíbrio para viver a vossa paz. Assim seja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha educação...