Pular para o conteúdo principal

Violência, lado sombrio

Aí Caim disse a Abel, o seu irmão:— Vamos até o campo. Quando os dois estavam no campo, Caim atacou Abel, o seu irmão, e o matou. (Gn4,8)

A história de Caim e Abel sempre me intrigou. Nunca compreendi essa história de irmão matar irmão. Mas, a violência é uma realidade presente na história humana.

Tenho um amigo convertido que fala muito de Deus. Passou a pregar e organizava belos momentos de oração. Certa vez, esse amigo se desentendeu com algumas pessoas da comunidade. Dominado pela raiva, ele quase agrediu um irmão quando foi "tirar satisfação". Confesso que o olhar de meu amigo dominado pela raiva me impressionou. Ele, que parecia um "cordeirinho", tinha se transformado num ser totalmente violento. Seu semblante tornou-se sombrio. Seu olhar tinha um ar de insanidade.

A violência é uma realidade existente na alma humana. De certa forma, temos trevas dentro de nós. Quando nos afastamos da luz as trevas reinam em nossa vida. Tornamo-nos violentos, ou pior, liberamos nossa violência.

Infelizmente, hoje eu vejo em muitos cristãos e cristãs aquele mesmo olhar insano, cheio de raiva e violência. Ainda hoje eu tenho medo desse olhar e sempre peço a Jesus Mestre que me liberte desse olhar.

Não podemos subestimar a violência que habita em nós. Há muitos cristãos infelizes porque não cuidaram de aspectos fundamentais da vida. Deixaram de rezar, de participar da comunidade, de conversar em família. Valorizaram muito o dinheiro e os bens materiais. Não passeiam, não viajam, não celebram, etc. Dizem que acreditam em Deus, mas vivem como se Deus não existisse. Em condições como essas, o lado sombrio cresce e afasta a luz. O olhar insano reflete o que a pessoas tem dentro de si: uma fera prestes a atacar. 

Somente a luz pode controlar as trevas. Para nós cristãos, Jesus Mestre é a luz do mundo e somente Ele tem o poder de controlar nosso lado sombrio. Sua luz é tão intensa que, quando abrimos a porta do coração, ela invade nossa alma plenamente iluminando todos os cômodos de nossa vida. 

Jesus, sempre Ele, é a única saída. Sua história de amor é a prova que Ele pode trazer equilíbrio para nossa vida. A espiritualidade é o caminho para o equilíbrio. Espiritualidade é diferente de fanatismo espiritual. Fanatismo espiritual é caminho para a insanidade. Espiritualidade faz a pessoa se tornar "legal". Fanatismo espiritual faz a pessoa ser chata. E ter aquele olhar insano. Procure um diretor espiritual, ele pode nos ajudar.


Oração: Senhor, Jesus Cristo, Mestre de mim, afastai de minha vida aquele olhar insano, fruto da raiva e da violência, nascido do desequilíbrio de meu ser. Fazei que meu olhar coincida com o vosso e que meu espírito encontre em Vós o equilíbrio para viver a vossa paz. Assim seja.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou