Pular para o conteúdo principal

Um novo olhar

Algumas pessoas estavam falando de como o Templo era enfeitado com bonitas pedras e com as coisas que tinham sido dadas como ofertas. Então Jesus disse: “Chegará o dia em que tudo isso que vocês estão vendo será destruído. E não ficará uma pedra em cima da outra.” (Lc 21,5-6)

Estamos acostumados a valorizar as grandes coisas. Ficamos felizes com a Igreja cheia. Admiramos as grandes construções. Cobiçamos os carros mais caros. Apreciamos os objetos mais valiosos. 

No tempo de Jesus também era assim. Ao ver a grandiosidade do Templo, as pessoas ficavam boquiabertas. Ao contemplar aquela grande construção, as pessoas admiravam a grandiosidade da Religião. Ledo engano!

Grandes prédios não demonstram a grandiosidade de Deus, mas demonstram que nós ainda não compreendemos a Palavra de Jesus. Apesar de sabermos que “quantidade não significa qualidade”, ainda valorizamos os números, como se eles fossem importantes para Deus. 

Jesus Mestre nos ensina a deixar noventa e nove ovelhas para buscar aquela uma que se perdeu. Não podemos nos contentar com 99 ovelhas. Aquela que se perdeu é a mais importante.

Ainda pensamos que construções gigantescas são importantes. Ainda não cremos que nossa existência na terra é passageira. Ainda não percebemos que a Igreja é peregrina, e assim investimos em construção de templos fixos e gigantescos e não depositamos forças naquele que é o verdadeiro lugar de adoração a Deus: o coração humano!

Diante disso, Jesus Mestre nos traz a Boa Notícia: “Chegará o dia em que tudo isso que vocês estão vendo será destruído. E não ficará uma pedra em cima da outra.” Sim, graças a Deus todas as grandes construções serão destruídas. As grandes catedrais desaparecerão. As basílicas virão a baixo. Apenas sobrará homens e mulheres, discípulos e discípulas de Jesus, que formam em Cristo um único corpo, Templo vivo do Espírito Santo.

O olhar de Jesus Mestre deve invadir o nosso olhar para compreendermos que as grandes coisas não têm sentido. Apenas as pequenas coisas podem dar sentido às grandes. Ou cuidamos de nosso coração e de nosso olhar, ou perderemos a oportunidade de aprender o valor das pequenas coisas. É Jesus quem nos ensina a valorizar aquilo que realmente vale a pena.

Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, convertei meu olhar para que eu veja o valor das pequenas coisas. Que eu compreenda que as grandes construções são inúteis em Vosso Reino e assim possa construir um coração verdadeiramente adorador de Vós que viveis e reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Assim seja.


Comentários

  1. Lindo Pe Demetrius que Jesus me ajude a ver a grandeza na pequenez

    ResponderExcluir
  2. numa catedral ou numa basílica não vejo a imponência do prédio mas o trabalho de milhares de artesãs que colocaram sua fé ao serviço de Deus, dando o melhor deles.

    "Dieu regarde plutôt une offrande pure qu'une offrande riche".Citation de Publilius Syrus ; Œuvre : Sentences - Ier s. av. J.-C.(Deus olha mais uma oferenda pura do que uma oferenda rica.)

    ResponderExcluir
  3. Com concordo contigo padre Demetrio. As grandes construções foram feita com o sangue e o suor dos pequenos, que receberam salários baixos ou até trabalho escravo. um dia, essas grandes construções serão destruídas e o ser humano será valorizado. Parabéns pelo artigo.
    Gilberto - Vitória do Espírito Santo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tenha educação...

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou