Pular para o conteúdo principal

Sobre o caráter...

"O Senhor já nos mostrou o que é bom, ele já disse o que exige de nós. O que ele quer é que façamos o que é direito, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus." (Mq 6,8)

Quando pequenos, somos instruídos por nossos pais. Eles não são perfeitos, mas fizeram o possível para nos formar bem. 

Antigamente, as pessoas responsabilizavam os pais, principalmente as mães, pelos erros e desvios dos filhos. Se uma pessoa era "mau caráter", a culpa era dos pais. 

A educação recebida em casa influencia muito a formação do caráter da pessoa, mas não é determinante. Gêmeos criados da mesma forma podem demonstrar caráter bem diferente. Isso significa que o estudo da personalidade não é uma ciência exata e que não temos como prever como será o caráter de uma pessoa.

Por mais complicada que seja a infância de alguém isso não determina o caráter da pessoa. Existe uma margem de escolha onde a pessoa opta pelo bem ou pelo mal. Não podemos menosprezar nem supervalorizar essa margem de escolha.

Jesus Mestre é a medida certa para todas as coisas. A possibilidade de fazer o bem é apresentada por Ele a toda humanidade. Essa possibilidade é real e escolhê-la depende de nós. Jesus não optou pelo caminho do mal. Jesus é o próprio caminho do bem, caminho do amor. 

Somos tentados a optar pelo mal e sentimo-nos enfraquecidos quando os problemas da vida falam alto em nosso coração. Nesse momentos enxergamos mais os defeitos do que as qualidades daqueles que convivem conosco. Nessas horas precisamos optar pelo bem, isto é, assumir nosso bom caráter, para não ferir aqueles que amamos.

Penso que valorizamos muito nosso sofrimento, de forma que muitas vezes tentamos chamar à atenção dos outros, como se fôssemos o centro do mundo. Nos tornamos extremamente carentes e melodramáticos. Precisamos assumir nosso lado forte e deixarmos de ser vítimas de tudo e todos. 

Jesus Mestre, em sua autenticidade, nos dá os elementos necessários para sermos fortes e serenos, alegres e equilibrados, felizes e realizados. Basta optarmos por colocar nossos pés em suas pegadas de amor.


Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, sois vós quem equilibra minhas emoções e sentimentos. Sois o sentido de minha vida. Dai a força necessária para eu assumir o bom caráter e combater o bom combate da fé e do amor. Assim seja.


Comentários

  1. OLHA FREI ADMIRO MUITO SUAS POSTAGEM CADA DIA UMA SURPRESA, MARAVILHOSA QUE O SENHOR SEJA SEMPRE FERRAMENTA NAS MÃOS DO ESPIRITO SANTO PAZ E BEM BOA NOITE.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tenha educação...

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou