segunda-feira, 17 de março de 2014

Sobre o caráter...

"O Senhor já nos mostrou o que é bom, ele já disse o que exige de nós. O que ele quer é que façamos o que é direito, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus." (Mq 6,8)

Quando pequenos, somos instruídos por nossos pais. Eles não são perfeitos, mas fizeram o possível para nos formar bem. 

Antigamente, as pessoas responsabilizavam os pais, principalmente as mães, pelos erros e desvios dos filhos. Se uma pessoa era "mau caráter", a culpa era dos pais. 

A educação recebida em casa influencia muito a formação do caráter da pessoa, mas não é determinante. Gêmeos criados da mesma forma podem demonstrar caráter bem diferente. Isso significa que o estudo da personalidade não é uma ciência exata e que não temos como prever como será o caráter de uma pessoa.

Por mais complicada que seja a infância de alguém isso não determina o caráter da pessoa. Existe uma margem de escolha onde a pessoa opta pelo bem ou pelo mal. Não podemos menosprezar nem supervalorizar essa margem de escolha.

Jesus Mestre é a medida certa para todas as coisas. A possibilidade de fazer o bem é apresentada por Ele a toda humanidade. Essa possibilidade é real e escolhê-la depende de nós. Jesus não optou pelo caminho do mal. Jesus é o próprio caminho do bem, caminho do amor. 

Somos tentados a optar pelo mal e sentimo-nos enfraquecidos quando os problemas da vida falam alto em nosso coração. Nesse momentos enxergamos mais os defeitos do que as qualidades daqueles que convivem conosco. Nessas horas precisamos optar pelo bem, isto é, assumir nosso bom caráter, para não ferir aqueles que amamos.

Penso que valorizamos muito nosso sofrimento, de forma que muitas vezes tentamos chamar à atenção dos outros, como se fôssemos o centro do mundo. Nos tornamos extremamente carentes e melodramáticos. Precisamos assumir nosso lado forte e deixarmos de ser vítimas de tudo e todos. 

Jesus Mestre, em sua autenticidade, nos dá os elementos necessários para sermos fortes e serenos, alegres e equilibrados, felizes e realizados. Basta optarmos por colocar nossos pés em suas pegadas de amor.


Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, sois vós quem equilibra minhas emoções e sentimentos. Sois o sentido de minha vida. Dai a força necessária para eu assumir o bom caráter e combater o bom combate da fé e do amor. Assim seja.


Um comentário:

  1. OLHA FREI ADMIRO MUITO SUAS POSTAGEM CADA DIA UMA SURPRESA, MARAVILHOSA QUE O SENHOR SEJA SEMPRE FERRAMENTA NAS MÃOS DO ESPIRITO SANTO PAZ E BEM BOA NOITE.

    ResponderExcluir

Tenha educação...