Pular para o conteúdo principal

Sobre a língua

Se alguém pensa que é religioso e não sabe controlar a língua, está enganando a si mesmo, e sua religião não vale nada. (Tg 1,26)

Nós humanos somos naturalmente religiosos. Por mais ateu que seja uma pessoa, ela ainda busca o absoluto em sua vida. Até diz: “Sou ateu, graças a Deus!” Temos dentro de nós uma centelha do Espírito de Deus que nos faz ter saudades do infinito. Assim, todo ser humano é religioso, isto é, quer se religar a Deus.

As religiões nascem para facilitar nossa "religação" com Deus e particularmente cada religião propõe formas diferentes para realizar essa "religação". Quem se propõe religar sua vida com Deus tem a intenção de ser uma pessoa melhor. A religião deve nos tornar melhor e nós devemos tornar a religião melhor.

Muitas pessoas vivem a religião de modo exemplar. Oram, participam de missas, cultos e celebrações, vão à reuniões, fazem caridade e até leem a Bíblia. Costumamos chamar essas pessoas de religiosas. E quando vemos uma pessoa religiosa concordamos que ela deve ser exemplo de vida.

No entanto, muitas pessoas religiosas acabam sendo traídos pela língua. Falam demais e acabam falando quase tudo sem pensar e abordando sempre assuntos com pouca relevância. Outras, fazem da vida dos outros o assunto predileto de suas conversas.

A língua tem feito muitos cristãos botarem tudo a perder. Pregam bem e defendem bons valores, mas são desacreditados pois, o que falam e como falam esvaziam  as possibilidades de atrair novos corações para Cristo. Um cristão fofoqueiro é uma pessoa vazia que se ocupada vida dos outros sem se preocupar com seus sentimentos e emoções. Fala dos outros por falar e, de modo algum, quer ajudar o outro através do amor.

Jesus Mestre, nosso modelo, sempre usou a língua para fazer a vontade do Pai. Ao falar de alguém sempre disse primeiro a esse alguém. Sempre preocupou-se com outros para fazer o bem a eles. Para nós cristãos a religião só tem sentido se nossa língua for um instrumento de Deus a serviço do amor. 

Para crescermos espiritualmente precisamos tomar uma decisão: viver de acordo com o que pregamos sendo autênticos com o nome que carregamos: cristãos. Escutaremos mais e falaremos menos. Afinal temos dois ouvidos e uma boca.


Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, dedicastes vossa vida a construir o Reino de Amor. Que eu possa participar desta missão vivendo o Evangelho de tal forma que meu falar corresponda à vossa Palavra. Assim seja.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou