Pular para o conteúdo principal

Sobre a Cruz

“Quanto a mim, que eu não me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio do qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo.” (Gl 6,14)

Uma grande amiga presenteou-me com uma bela cruz. Levo-a em meu peito num cordão que uma outra grande amiga fez em crochê. Numa comunidade uma pessoa olhava muito para mim. No fim da reunião ela pediu para ver a cruz. Achou a cruz muito bonita e disse que queria uma cruz como aquela. 

Fiquei pensando sobre isso. A cruz se tornou enfeite. Brincos, colares, anéis, etc. Vemos a cruz em todos os lugares. Até em lugares onde se pratica a maldade. Mas, até que ponto sabemos que a cruz é um projeto de vida? Sabemos que a cruz é um sinal de amor?

No inicio, a cruz era o pior instrumento de tortura. Destino dos opositores aos impérios e sorte dos amaldiçoados. A cruz foi vista como a pior das armas.

Depois, na cruz, foi pregado Jesus Mestre. Num profundo gesto de amor, para nos salvar de todos os males, o Cristo se entrega voluntariamente à tortura da crucifixão. Por mais violenta que era, a cruz deixava de ser sem sentido, e passava a ser o altar verdadeiro onde o verdadeiro cordeiro era imolado. Assim, a cruz se tornou o verdadeiro símbolo do amor.

Agora a cruz é um projeto de vida e de espiritualidade. A cruz representa amor, entrega, humildade, serviço, caridade, combate, paz, comunhão. 

Para o discípulo de Jesus, a cruz é uma meta a ser atingida através da identificação com seu Mestre. O sonho do discípulo é ser como o Mestre. Mas, como ser como um Mestre que morre tragicamente numa cruz? Deveremos carregar a cruz que Ele carregou? A resposta é não! Jesus tornou-se sacrifício para que nós não fôssemos sacrificados. Ele diz: “E quem não carrega a sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo”. (Lc 14, 27) Jesus nos pede que carreguemos a nossa cruz e não a dEle.

O discípulo deve assumir sua própria vida, com seus riscos e problemas, com suas dores e dilemas, sem deixar de lado o projeto de seu Mestre que consiste em vida plena para todos (cf. Jo 10,10). É vivendo o discipulado que conseguiremos olhar para a cruz e relacionar a dor do Mestre com as nossas dores. a cruz só tem sentido quando percebemos o sacrifício daquEle que entregou toda a sua vida  no altar da cruz. A cruz não é adorno nem enfeite. A cruz não serve para embelezar pescoços. A cruz serve para nos lembrar que alguém morreu por nós e também serve para nos convidar a seguir os passos do Mestre que tem o melhor projeto para as nossas vidas. 


Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, em vossa Cruz assumistes as dores de toda a humanidade em todos os tempos. Fizestes sacrifício de vossa própria vida para que nós tenhamos vida plenamente. Fazei que eu possa carregar o símbolo de vossa cruz no meu peito e consiga carregar a minha cruz no dia a dia. Assim seja.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou