segunda-feira, 3 de março de 2014

Sempre fazer o bem

Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita. (Gl 6,9)

Uma amiga me falou: “Acho que vou parar de ser boa. Quanto mais eu faço o bem, mais eu sofro.”  Muitas vezes nos vemos cansados e desanimados diante de nossa sociedade onde os maus parecem levar vantagem em relação aos bons. 

Outra amiga me disse: “Nunca imaginei que um dia eu diria isso, mas parece que o mal venceu a batalha!” 

Não gosto da imagem da guerra. Não gosto de imaginar Deus como um guerreiro, como o Senhor do Exércitos. Não chamo e nem canto Cristo como general. Prefiro imaginar Deus como o Promotor da Paz. Sabemos que Jesus é o Príncipe da Paz.

Porém, o mal existe e de fato estamos em guerra com ele. Os soldados da maldade são especialistas em violência, mentira, ganância, torturas, armas e toda espécie de instrumento que impõe o medo e a discórdia. 

Os soldados da paz estamos em desvantagem. Não temos armas e nem força para combater. Temos apenas a verdade, o amor, a fé e a esperança. Quando alguém tomba ferido do nosso lado, nós paramos para ajudar. Se um inimigo pertencente ao mal tomba, nós também paramos para ajudar.

Sim, na guerra entre o bem e o mal, o bem sempre estará em desvantagem. Como Jesus, o Sumo Bem, sempre daremos a outra face. Sempre vamos responder com a paz todo gesto violento que se abate sobre nós. Quem escolhe o lado do bem, escolhe o lado dos derrotados na batalha.


Os soldados do bem não podemos nos cansar. Somos o coração deste mundo. O futuro depende de nós. Ao olhar Jesus, vemos que ele perdeu todas as batalhas. Até a morte. Mas, Jesus — Ressuscitado — venceu a guerra. O mal tem ganhado muitas batalhas. Mas, o Bem (Jesus) sempre vencerá a guerra. Não desistamos de fazer o bem. No final sempre colheremos muitos frutos.

Oração: Senhor Jesus, Mestre de mim, permanecei em mim e eu vós. Fazei que eu nunca desista de fazer bem e convosco possa esparramar a fé, a esperança e o amor. Assim Seja.

2 comentários:

  1. Lindo tema Padre! Penso que as experiências do bem que vivemos favorece um outro dentro de nós mesmos, fazer o bem me transforma, me renova, vemos que somos capazes de ser e estar a semelhança do Eterno! Só isso! Simples assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Nat. Isso é o Evangelho puro e simples. Paz e bem!

      Excluir

Tenha educação...