Pular para o conteúdo principal

Santo Antônio e a Palavra de Deus

E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus. Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações. (2Tm 3,15-17)

Hoje cedo tive uma lembrança: uma amiga minha, senhora de muita fé e de bom humor, dizia-me que Santo Antônio fazia tantos milagres, que um dia seu superior o proibiu de fazer milagres. Um dia, passando perto da igreja, um pedreiro, que trabalhava na torre da igreja, desequilibrou-se e caiu. Como Santo Antônio estava proibido de fazer milagres, fez com que o pedreiro parasse no ar, e foi até seu superior e pediu autorização para fazer esse milagre. O superior consentiu, e Santo Antônio fez com que o pedreiro caísse num lugar macio.

Por que precisamos de histórias tão fantasiosas para crer? Percebia que quanto mais miraculosa era a história, mais nos afastávamos do que realmente foi Santo Antônio.

Antônio de Lisboa ou Antônio de Pádua ou Fernando de Bulhões ou, simplesmente, Santo Antônio. Santo Antônio é um dos santos mais amados de nosso povo. Mas sua história real é pouco conhecida. Sua fama gira em torno de milagres e casamentos.

No entanto Santo Antônio foi um grande estudioso e pregador da Palavra de Deus, defensor dos pobres, prediletos de Jesus. Amigo de São Francisco, seguidor de seu estilo de vida, seus sermões são fonte de Espiritualidade e vida, e revelam a mais profunda beleza da doutrina da Igreja, sendo chamado por esta de: Doutor Evangélico. Ele foi proclamado Doutor da Igreja em 1946, pelo Papa Pio XII.

Apaixonado pela Palavra de Deus, Santo Antônio foi estimulado por São Francisco para ensinar a Palavra e a Teologia Sagrada. E isso ele fez com todas as forças. Encontrando-se com Jesus na Bíblia, Santo Antônio encontrou Jesus entre os pobres e tornou-se Profeta do Evangelho. Seus sermões causaram o furor dos ricos e encantaram os mais pobres, pois, seguindo e exemplo de Jesus, Mestre do Evangelho, deu exemplo de humildade e pobreza. Antes de pregar coma boca, Santo Antônio pregava com a vida...

Como Biblista, Santo Antônio tinha grande intimidade com a Palavra de Deus. Navegava pela Palavra com maestria e dedicava horas e horas na meditação do Santo Evangelho. Sua interpretação das Sagradas Escrituras revela a verdade mais profunda que, ainda hoje, nos ajudam a compreender melhor a Bíblia e sua mensagem. Vamos a um exemplo:

Certa vez, num curso de Bíblia, um aluno perguntou-me sobre os dons de línguas citados nos Atos dos Apóstolos:Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o Espírito dava a cada pessoa.” (At 2,4). O aluno pensava que falar em outras línguas era falar línguas diferentes do português ou falar línguas dos anjos. Houve discussão na sala. Fiquei de pesquisar melhor sobre o assunto e nosso santo me ajudou. E então o que é falar em línguas?

Santo Antônio nos responde em seu sermão de Pentecostes, denunciando aqueles que pregam muito e pouco ou nada praticam:

“Quem está cheio do Espírito Santo fala várias línguas. As várias línguas são os vários testemunhos de Cristo, tais como a humildade, a pobreza, a paciência e a obediência. Falamos por estas virtudes quando mostramos aos outros em nós mesmos. A língua é viva, quando as obras falam. Cesse, por favor, as palavras; falem as obras. Estamos cheios de palavras, mas vazios de obras e, por isso, somos amaldiçoados pelo Senhor. Ele mesmo amaldiçoou a figueira em que não encontrou fruto, mas somente folhas (Mt 21,19). Diz São Gregório: ‘Há uma lei para o pregador: que faça o que prega’.  (...) Falemos portanto, conforme o Espírito Santo nos tiver concedido que falemos, pedindo-lhe humilde e devotamente que nos derrame a sua graça.” (Pentecostes 15)

É isso: para Santo Antônio as línguas são as ações, as obras que fazemos para construir o Reino de Deus ensinado e manifestado por Jesus Mestre. De fato, quando fazemos o bem, toda pessoa percebe que somos de Deus e entende que fazer o bem é o grande ensinamento de Jesus. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu”. (Mt 5,16).

Santo Antônio nos mostra que a Palavra de Deus deve ser refletida, meditada, saboreada e praticada com amor. De nada adianta falar, falar... O mais importante é viver, viver em Cristo Jesus e seguir seu mandamento de amor na ajuda dos mais pobres e fracos.


Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, fazei de mim, a exemplo de Santo Antônio, um discípulo apaixonado pela vossa Palavra. Que eu possa dedicar minha vida à luta pela justiça e cantar para sempre o vosso louvor. Assim seja!


Comentários

  1. Eu fui tachado por pessoas e também por uma "denominação católica" (por não estar/receber o espírito, falando em línguas), por não ter fé e que por tal condição eu nunca iria sair da condição (enfermidade), em que me situo.
    Obrigado Frei, pelo real esclarecimento do que é falar em línguas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tenha educação...

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou