Pular para o conteúdo principal

Retirar-se com o Mestre

“Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, os irmãos Tiago e João, e retirou-se num lugar à parte, sobre uma alta montanha. E se transfigurou diante deles: o seu rosto brilhou como o sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz.” (Mt 17,1-2)


1. Falando em Retiro...

Hoje fala-se muito em Retiro. O retiro já não é um luxo de poucos religiosos que dispõem de tempo para não fazer nada e rezar... Hoje, todos os cristãos conscientes de seu discipulado sentem a necessidade de se afastar do mundo para um encontro a sós com o Senhor. 
Num folder estava escrito: “Venha rezar conosco em nossos retiros: retiro de cura e libertação... retiro de louvor... retiro eucarístico... retiro de lazer... retiro carnaval com Jesus... retiro e cristoteca… retiro de formação... etc...”
Este folder me espantou. Perguntava-me: Para que serve um retiro? O que é mesmo um retiro? Decidi então estudar um pouco sobre o assunto. E, como biblista, resolvi ver o que encontramos na Bíblia, Palavra de Deus.

2. O que é retiro?

Jesus é o modelo de orante e “retirante”. É ele quem nos ensina verdadeiramente o que é um retiro. Não existem outros modelos. Existem orantes que se tornaram retirantes inspirados em Cristo.
Chamou-me a atenção: αὐτὸς δὲ ἦν ὑποχωρῶν ἐν ταῖς ἐρήμοις καὶ προσευχόμενος. (Lc 5, 16), traduzido: Ele (Jesus), porém, se retirava para lugares solitários e orava.
Esse é o fundamento do retiro: deixar nosso ambiente (trabalho, casa, igreja, comunidade, grupo, família, escola, etc) e ir para um lugar afastado (deserto, em grego ἐρήμοις) e orar. 
Na Bíblia, orar é uma aproximação da pessoa a Deus por meio de palavras ou do pensamento, em particular ou em público com o objetivo de, no silêncio, ouvir a voz de Deus no silêncio do coração. Inclui confissão (Sl 51), adoração (Sl 95,6-9; Ap 11,17), comunhão (Sl 103,1-8), gratidão (1Tm 2,1), petição pessoal (2Cor 12,8) e intercessão pelos outros (Rm 10,1). Para ser atendida, a oração requer purificação (Sl 66,18), fé (Hb 11,6), vida em união com Cristo (Jo 15,7), submissão à vontade de Deus (1Jo 5,14-15; Mc 14,32-36), direção do Espírito Santo (Jd 20), espírito de perdão (Mt 6,12) e relacionamento correto com as pessoas (1Pd 3,7).
Retiro é, pois, sair de nossa realidade cotidiana para ter um encontro pessoal com Deus e escutar sua voz no nosso interior, num diálogo onde mais se “auscusta”  e menos se fala a exemplo de Jesus, Mestre de Oração.

3. Qual é a finalidade do retiro? Qual seu objetivo?

Vivemos num mundo capitalista e pragmático. Tudo é medido pela utilidade, pela praticidade. Tudo tem seu valor de acordo com a possibilidade de nos trazer lucros. Diz-se: “Igreja boa é a que dá dinheiro! Casamento bom é o que enriquece! Político bom é aquele que me favorece! Homilia boa é aquela que me agrada! Etc.” Sob essa ótica o retiro não têm finalidade alguma. Retiro é uma perda de tempo. Aquele folder tentava apresentar o retiro com funções que estão adequadas ao mundo capitalista: retiro com utilidade...
As Escrituras nos mostram que retiro só tem uma finalidade: encontro com Deus! No retiro “perdemos” tempo para ouvir a Deus e nada mais.
Um amigo disse que o seu grupo preparou um retiro para converter as pessoas. Criou uma enorme expectativa de conversão. O grupo fez o retiro. Continuou tudo na mesma. Depois de oito meses houve uma grande briga no grupo e este acabou. Ele me perguntou: “Por que o retiro não funcionou?” Aponto agora as minhas constatações:
a) O retiro não funcionou porque foi montado com um objetivo específico, como se os pregadores, coordenadores e retirantes fossem os agentes do Retiro.
b) O Agente do retiro é o Pai através de Jesus pelo Espírito Santo, que sopra onde quer. Assim, qualquer retiro só funcionará se Ele quiser.
c) O que podemos fazer num retiro é preparar o terreno para que a semente de Deus caia, se possível, em terra boa de nossa vida. (Mc 4)
d) No retiro vamos ao ermo... No ermo encontramos Deus e o maligno. Temos que ter consciência disso. Por isso é preciso preparação, mas também ter consciência de que só Deus basta.
Outra forma de dizer é que o objetivo de fazer retiro é fazer retiro. É Jesus quem convida ao retiro e oração: Voltaram os apóstolos à presença de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado. 31 E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham. 32 Então, foram sós no barco para um lugar solitário. (Mc 6,30-32) 

4. Mas o retiro traz benefícios gratuitos

O retiro traz benefícios, não finalidades. Retiro é tempo de descansar e repôr as forças. Por isso o retiro não deve ser pesado: 28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mt 11,28-30)
No retiro, o Cristão que se encontra com seu Mestre recupera suas forças. “Recarrega as baterias” e firma a vida para as próximas batalhas.
No retiro, o discípulo se prepara para tomar as decisões com novos critérios. Dificilmente nos arrependemos de uma decisão tomada em retiro, pois no retiro assumimos os valores de Jesus. 
O retiro favorece o autoconhecimento. Quando nos conhecemos melhor, conhecemos mais nossos limites e nossas qualidades. Aprendemos a ser transparentes e coerentes e Deus nos torna capazes de entender as limitações dos irmãos.

5. Concluindo

É Jesus o modelo de oração e de retiro. Não há finalidades pragmáticas para o retiro. Retirar-se é um aspecto fundamental da vida Cristã. Todo Cristão é Cristã é convidado por Jesus para o seu retiro no ermo. Retiro é para se conversar com Deus numa atitude de escuta da voz divina ao coração. Retiro tem no silêncio o seu maior desafio. Basta o peso do silêncio. O Retiro precisa ser leve, como a Brisa suave do Espírito de Deus (1Rs 19,12-13), que não está no furacão, nem no terremoto, nem no fogaréu. O retiro traz benefício de paz, descanso, autoconhecimento, valores e sabedoria na decisão, dons gratuitos do Amor de Deus. O Mestre continua a chamar seus discípulos a se retirarem no lugar deserto. Sempre!!!


Oração: Senhor Jesus, Mestre de mim, convidai-me a subir o monte convosco para viver um retiro de amor onde eu possa ser um instrumento de vossa paz. Assim seja.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou