domingo, 23 de março de 2014

Odres novos

Disse Jesus: Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Pelo contrário, o vinho novo é posto em odres novos, e assim não se perdem nem os odres nem o vinho. (Mt 9,17)

Quando ouvimos sobre odres e vinhos, imaginamos jarros de barro contendo o bom vinho da alegria. No entanto o odre é um antigo recipiente feito de pele de animal, geralmente de cabra, usado para o transporte de líquidos.

O vinho novo continua seu processo de fermentação na vasilha onde é depositado. O Odre velho já endurecido não tem mais elasticidade, e se receber vinho novo, os gases produzidos pela fermentação rompem com o odre. 

Odre novo tem elasticidade suficiente para receber o vinho que ainda continua a se fermentar e suporta os gases sem se romper. Jesus sabe o que fala.

Jesus Mestre traz a novidade de seu ser ao mundo. O Evangelho é a maior novidade da história. O Evangelho é uma força tão grandiosa que pode transformar todo o universo. A proposta de Jesus é a solução para todos os problemas de nossa realidade. No entanto, o Evangelho exercerá sua força transformadora dentro de um coração aberto para a novidade de Cristo. 

O Evangelho — vinho novo — não pode se desenvolver dentro de um coração egoísta — odre velho. Nosso mundo capitalista forma as mentes a partir da ditadura do lucro e da cobiça. Esse odre velho não tem como sustentar o vinho novo trazido por Jesus.

Se nós somos dominados pelo espirito capitalista, dificilmente aceitaremos de verdade a Verdade que é o Evangelho de Jesus. Precisamos ser odres novos, abertos para a novidade de Jesus, sem perder as raízes da esperança. É o vinho novo de Jesus o melhor vinho. Se aceitarmos o projeto de Jesus em nossas vidas, Ele nos transformará de tal forma que iluminaremos nossos irmãos e irmãs com nossos exemplos e nossas convicções. 


Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, estou cansado de ser odre velho que não retém dentro de mim o vinho novo de vosso amor. Penetrai em minha vida e transformai-me em odre novo para que eu vença todo egoísmo e me assemelhe a Vós. Assim seja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha educação...