quarta-feira, 5 de março de 2014

O modelo é Cristo

foto tirada do blog: http://bisy.wordpress.com (amplie, contém boas dicas)
Não se amoldem às estruturas deste mundo, mas transformem-se pela renovação da mente, a fim de distinguir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que é agradável a ele, o que é perfeito. (Rm 12,2)

Moldes e formas enquadram coisas. O mundo de hoje procura moldar e formar as pessoas para obedecer os padrões de nossa sociedade. Quanto menos usar a própria cabeça, melhor! Como robôs, as pessoas reproduzem tudo aquilo que a sociedade dita. Ideias, modas, práticas, tudo! Insisto no argumento: se a pessoa não for ela mesma, nunca será feliz.

O apóstolo São Paulo, profundamente “cristificado”, nos convoca para uma “santa rebeldia!” Por ele somos chamados a sair da forma do mundo. Devemos sair do molde de nossa sociedade que procura enquadrar os valores eternos como se fossem efêmeros. Não podemos nos configurar aos padrões que ditam que o supérfluo é essencial. 

Não! Jesus Mestre é a essência. Sua vida é o único molde que devemos abraçar. Sua liberdade é nossa liberdade. Seu amor é nosso amor. Nossa felicidade pode ser alcançada se nossa vida for configurada a dEle. Isso é renovação da mente: permanecer em Cristo.

Conversão é a palavra. Conversão é mudança de mentalidade. A mudança de mentalidade provoca a mudança do agir. A mudança do agir provoca a mudança do ser. A mudança do ser provoca a mudança do mundo. Não podemos nos converter. Só podemos nos configurar a Cristo. Ele pode nos converter. Ele vai nos converter!

Quando queremos ser como Cristo, o Espirito Santo nos “cristifica”. Nossa vontade passa a ser semelhante a de Jesus Mestre. Ele se faz presente em nós. Ele faz o Pai ser presente em nós. Nos tornamos um. E assim somos convertidos. E convertidos transformamos o mundo. 

Ser de Cristo, estar em Cristo, agir em Cristo, respirar Cristo. Quanto mais permanecemos em Cristo, mais Cristo permanece em nós. Quanto mais nos configuramos a Cristo, mais seremos nós mesmos. Aí está o segredo da felicidade: Cristo, sempre Cristo!


Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, fazei que eu seja capaz de configurar minha vida à vossa. Convertei meu coração para que seja semelhante ao vosso. Que eu possa respirar vosso hálito de amor. Assim seja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha educação...