Pular para o conteúdo principal

Mulheres de Cristo

Jesus respondeu: «Mulher, que existe entre nós? Minha hora ainda não chegou.» A mãe de Jesus disse aos que estavam servindo: «Façam o que ele mandar.» (Jo 2,4-5)

Hoje é o dia internacional da Mulher. Jesus tinha muitas discípulas. Os rabinos no tempo de Jesus eram mestres apenas de homens. Jesus não era Mestre só de homens. Jesus é Rabi também das mulheres. E sabemos que eram muitas as que o seguiam (cf. Lc 8,1-3). 

Encontrei um artigo que eu escrevi em 2009. Falava de Maria, a primeira discípula de Jesus, mãe de todos os discípulos e discípulas de Jesus. 

Nela, Maria, eu agradeço a Deus por todas as mulheres. Hoje, eu tenho mais amigas do que amigos. Isso é natural, pois a Igreja é minha vida e na Igreja as mulheres são a maioria. Eis o artigo.

Uma amiga me perguntou: “Frei, por que o evangelho de São João fala tão pouco de Maria?” Eu respondi: “O Evangelho não fala pouco de Maria, mas fala o essencial, o suficiente!”. Essa amiga ficou escandalizada com essa resposta. E por quê? Porque ela lia o evangelho de São João sem o olhar de discípula. Como discípula, ela deveria ler o Evangelho com os olhos fixos em Jesus, o Mestre e Senhor (Jo 13,13) e assim perceberia que o Quarto Evangelho apresenta Maria, não como uma senhora poderosa, mas como uma discípula de Jesus. Mais do que isso: como a Primeira discípula de Jesus, aquela que acompanha o Mestre, mora com Ele e o tem no coração.

O Evangelho de São João apresenta Maria em dois momentos: Jo 2,1-12 (as Bodas de Caná da Galileia) e Jo 19,25-27 (A crucifixão de Jesus). Em Jo 6,42 há uma citação indireta de Maria por parte das autoridades dos judeus. 

Em Jo 2,1-12, o Quarto Evangelho nos mostra o primeiro Sinal de Jesus: a transformação de água em vinho. É um casamento de um homem com uma mulher. Mas representa o casamento (aliança) de Deus com a humanidade. Deus faz a Eterna Aliança através do grande momento da Cruz, a Hora de Jesus. A Cruz é o grande Sinal do amor de Deus pela humanidade. Ainda não era a hora da cruz. Por isso Jesus disse à Maria: “Mulher, que existe entre nós? Minha hora ainda não chegou.” (Jo 2,4). Transformar a água em vinho foi uma amostra-grátis do infinito amor de Deus (manifestado na Cruz) que transforma a tristeza e a falta de vida (talhas de pedras vazias) em alegria radiante de amor (água e vinho). 

Ao chamar Maria de Mulher, Jesus não está tratando mal a sua mãe (como dizem alguns “evangélicos”), mas está dizendo que Maria é a nova Eva e dela nasce uma nova humanidade em Jesus pelo Batismo e pela Eucaristia (água e vinho). É por isso que Maria (a nova Eva sem pecado) nos dá o melhor conselho: “Façam o que ele mandar”. (Jo 2,5).

No entanto, ainda não era a Hora de Jesus. Mas Maria é a primeira discípula. Quando chegou a hora de Jesus, Maria, como a primeira discípula, estava lá. Em Jo 19,25-27, o Quarto Evangelho nos relata novamente a presença de Maria junto à cruz (hora de Jesus). “A mãe de Jesus, a irmã da mãe dele, Maria de Cléofas, e Maria Madalena estavam junto à cruz.” (Jo 19,25) Chama-me a atenção que o nome de Maria não é citado para a Mãe de Jesus. Isso porque o Quanto Evangelho prefere chamar Maria pelo maior título a ser dado a alguém: Mãe de Jesus. Não existe maior título do que esse!!!

“Jesus viu a mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava. Então disse à mãe: «Mulher, eis aí o seu filho.»” (Jo 19,26) Jesus chama novamente Maria de Mulher (nova Eva), e lhe dá um presente: um novo filho, o discípulo que Ele amava. Esse discípulo não tem nome, significando que somos todos nós. Assim nos tornamos filhos e filhas de Maria, porque Jesus Mestre quis assim!

“Depois disse ao discípulo: «Eis aí a sua mãe.» E dessa hora em diante, o discípulo a recebeu em sua casa”. (Jo 19,27) Jesus também dá um presente ao discípulo que Ele amava (= todos nós). Jesus nos presenteia com uma Mãe, a sua Mãe, a nova Eva: Maria. Dessa Hora em diante nós acolhemos Maria em nossas vidas como nossa Mãe porque Jesus quis assim! 

Conclusão: Maria é a primeira discípula de Jesus (estava no primeiro sinal, as bodas); é também a maior discípula de Jesus (estava no maior sinal, a Hora, a Cruz); é a nova Eva, a nova Mulher (por quem nasceu a nova humanidade); é a Mãe de Jesus (o maior título); é a nossa Mãe (nosso presente). Por isso amamos Maria. E o Quarto Evangelho não falou pouco sobre Maria, mas falou tudo, tudo o que é essencial sobre Maria, discípula de seu Filho! Rogai por nós, nossa Mãe! Amém!


Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, gerado no útero de Deus Pai, abençoai todas as mulheres. Que a exemplo de Maria, vossa mãe e nossa, elas possam semear a ternura de vosso Espírito de amor. Assim seja.

Paz e bem a todas as mulheres!!!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou