terça-feira, 11 de março de 2014

Liberdade e Felicidade

Irmãos, vocês foram chamados para serem livres. Que essa liberdade, porém, não se torne desculpa para vocês viverem satisfazendo os instintos egoístas. Pelo contrário, disponham-se a serviço uns dos outros através do amor. (Gl 5,13)

A liberdade é um alto preço a ser pago por aqueles que querem a felicidade. Muitas pessoas buscam a felicidade sufocando sua liberdade ao entregá-la aos outros. Há alguns anos atrás um amigo que se casava dizia que sua esposa o faria feliz. Hoje, já separado, esse amigo enfrenta um terrível quadro de tristeza misturado com bebidas e drogas. 

Nenhuma pessoa pode me fazer feliz. Mas podemos ser felizes juntos. Numa relação a dois, a felicidade é conquistada se há respeito à liberdade do outro. Ciúmes e marcação cerrada só servem para fazer o outro infeliz. A insegurança da pessoa não lhe dá o direito de sufocar o outro. 

Os instintos egoístas fazem com que a pessoa trate o outro como objeto. O outro é "coisificado", tornando-se um ser inanimado sem vontade própria, não podendo ter desejos e nem pensamentos próprios. Nunca a felicidade pode ser alcançada dessa forma. Resta a tristeza…

Precisamos respeitar a individualidade dos outros. Passamos a vida inteira tentando mudar os outros e só no fim do caminho aprendemos que só podemos mudar a nós mesmos. É isso: a única pessoa que podemos mudar somos nós mesmos. 

Isso parece pouco, mas não é. Quando mudamos a nós, o mundo também é transformado. Se mudamos para melhor, o mundo muda para melhor. Se mudamos para pior, o mundo também piora.

Deus respeita a nossa liberdade. Seguir Jesus é uma decisão minha. Conheci um grupo chamado Escravos de Cristo. Nome infeliz. Para seguir Jesus somente são escolhidos aqueles querem ser livres. Muitos são os chamados, poucos os escolhidos (Mt 22,14). Jesus deixa de nos chamar de servos para nos chamar de amigos (cf. Jo 15,15). E Jesus nos chama para sermos totalmente livres, pois foi para a liberdade que Cristo nos libertou. (Gl 5,1)

Somente quem se torna livre pode respeitar a liberdade do outro. Mas, a liberdade gera riscos. Ensinar o pássaro a voar pode levá-lo para longe de mim. Mas, manter o pássaro na gaiola vai torná-lo infeliz. Prefiro o risco da liberdade em Cristo, pois é a única possibilidade de felicidade.


Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, fazei-me livre para viver a liberdade dos filhos de Deus. Chamaste-me de amigo. Que eu possa nutrir a amizade por Vós através da intimidade da oração. Assim seja.


5 comentários:

  1. Que bela reflexão, aliás como todas que o senhor tem feito, aprendo muito com suas palavras além de me fazerem um bem enorme.Estou tentando viver essa liberdade em Cristo mas confesso que sinto um certo medo porém não vou recuar, não dá mais para voltar. Conto com com sua ajuda. PAZ E BEM.( Cida)

    ResponderExcluir
  2. Padre , ler suas mensagem de paz no inicio do dia já é uma benção para o resto do dia ...

    ResponderExcluir
  3. Suas postagens tem me ajudado no crescimento do discipulado. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Que delícia ouvir o espirito santo por meio de você Frei. Suas lindas palavras de reflexão me inspiram na caminhada libertadora de Cristo Jesus. Que deus o abençoe e continue usando-o para nos ajudar. Paz e bem.
    Cácia Ferreira

    ResponderExcluir
  5. Anderson A Machi20 de maio de 2014 16:00

    Agradeço a Deus por colocar pessoas como você na minha vida, desejo que Deus lhe abençoe mais ainda.

    ResponderExcluir

Tenha educação...