Pular para o conteúdo principal

José, seu silêncio e o nosso

Então José se levantou, pegou a criança e a sua mãe e voltou para a terra de Israel. (Mt 2,21)

São José é um homem de silêncio. Ele é para nós o último patriarca da Bíblia. Trabalhador, ele era carpinteiro. Trabalhava em obras e manufaturava a madeira. Descendente de Davi, casou-se com a jovem Maria. Foi pego de surpresa vendo Maria grávida. No silêncio, tentava compreender o que acontecia. Pensou em "largar" Maria, mas no silêncio percebeu a vontade de Deus. Acolheu Maria e seu Filho que se tornou o seu filhinho. Protegeu a família contra o mal. Educou o Filho na tradição de seu povo. E no silêncio, desaparece na Bíblia, para que seu Filho aparecesse em nossa vida. O silêncio é a marca de São José.

O silêncio é primeiro lugar onde Deus fala ao coração do discípulo. Mas, hoje as pessoas falam demais. Enquanto falamos muito nós não ouvimos. Para se ouvir bem precisamos do silêncio. A voz de Deus é suave. Como o profeta Elias, precisamos do silêncio para reconhecer Deus que não está no terremoto nem no incêndio e nem no furacão, mas está na brisa leve (cf. 1Rs 19,813). Só na suavidade do silêncio é que podemos dar ouvidos a voz suave de Deus.

Os discípulos antigos tinham maior capacidade de silenciar-se, pois o ritmo da vida antiga era mais suave que o de nossa época. Eles estavam adaptados ao ambiente de silêncio. Contemplavam paisagens e reuniam-se à noite para rezar sob a luz da lua prateada e de estrelas cintilantes.  O silêncio fazia parte da vida...

Os discípulos de hoje temos grandes dificuldades de viver o silêncio.  Nosso ritmo acelerado, nossa tecnologia e nossa imensa gama de compromissos e responsabilidades fazem do silêncio um grande desconhecido. O silêncio tornou-se um problema. Nem mesmo as nossas celebrações escapam desta fatalidade: se há um momento de silêncio é porque alguma coisa está errada e coloca-se fundo musical...

São José, homem de silêncio, é um profeta para os nossos dias. Contemplar a vida dele é experimentar a dedicação total para com Jesus, Palavra do Pai. Só quem faz silêncio como José é capaz de perceber a total presença de Deus numa criança: Jesus.

É tempo de redescobrir o silêncio em nossa vida para que Deus nos fale sem a necessidade gritar. Precisamos falar menos e ouvir mais. Não ouvir o "blá-blá-blá" de nosso tempo repleto de conversas vazias e de barulhos de todo tipo, mas escutar a voz de Deus que revela a verdade sobre nós. É nosso silêncio a melhor oportunidade de escutar a voz de Deus e experimentá-lo em nossos corações.


Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, fazei que eu possa seguir o bom exemplo de São José, o justo, e escutar a vossa voz no silêncio. Que eu ouça mais e fale menos afim de escutar a verdade que brota do amor que sois Vós. Assim seja.


Comentários

  1. onde achar o silêncio? como vc diz :"Nem mesmo as nossas celebrações escapam desta fatalidade: se há um momento de silêncio é porque alguma coisa está errada e coloca-se fundo musical..." Na minha infância tínhamos o que chamávamos de "messe basse", era a missa de domingo a noite e não tinha nenhum canto, era uma sensação melhor de comunicação com Deus.Hoje sinto muito falta disso; gosto das missas cantadas mas a mente se distrai mais facilmente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tenha educação...

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou