segunda-feira, 31 de março de 2014

Estilo de vida: Jesus X capetalismo

Quando o vi, caí como morto a seus pés. Ele colocou a mão direita sobre mim e me encorajou: «Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último. Sou o Vivente. Estive morto, mas estou vivo para sempre. Tenho as chaves da morte e da morada dos mortos. (Ap 1,17-18)

Viver é uma opção, viver é uma escolha. Cada um nasce em um lugar e em determinadas situações. Para algumas pessoas, as circunstâncias favorecem mais a escolha por viver. Outras pessoas nascem em meio as situações tão desumanas que fica bem mais difícil optar por viver. 

Veja, o mundo hoje vive o capitalismo como uma forma de se organizar o mundo. Devemos produzir para gerar riqueza, pois riqueza gera felicidade. Devemos consumir para gerar riqueza, pois consumir gera felicidade. Não há limites para a produção e o consumo. Nosso planeta está em colapso. Os recursos naturais estão se esgotando rapidamente e o sistema capitalista não resolveu o problema da extrema pobreza. 

Por que falar disso? Porque o capitalismo forjou em nós um estilo de vida onde tratamos tudo como descartável. Até mesmos nossos valores! Em 1978 tínhamos um TV preto e branco que usamos até 1993. Hoje trocamos de televisão constantemente. 

O Estilo de vida de nosso tempo faz com que não enxergamos o sofrimento das pessoas que são exploradas para produzir os produtos que consumimos. Vamos tratando nossa realidade como descartável e isso invade nossas relações com outras pessoas que também tratamos como descartáveis. Nós também somos tratados como descartáveis.

Acabamos como que mortos, caídos no terreno do mundo onde tudo tem valor de nada. 

Jesus Mestre se aproxima de nós hoje e nos toca para para fazer-nos homens e mulheres vivos e sem medo. Ele nos apresenta seu estilo de vida onde tratamos tudo através da contemplação da eternidade do Pai. O estilo de vida de Jesus é oposto ao estilo de morte forjado pelo capetalismo. 

Jesus nos encoraja a viver de forma diferente do mundo atual. Nossa escolha por Ele nos obriga a escolher seu estilo de vida. Ele nos toca para que tenhamos coragem de ser nós mesmos e ser no mundo um farol a brilhar. Jesus é o vivente e transmite sua vida para nossas vidas. O espírito capitalista nos transmitiu seu estilo de morte, e nós, sem Jesus, transmitimos a morte ao nosso planeta. Neste estilo não há como ser feliz. Jesus nos confere a vida plena, e com Ele, transmitimos a plenitude da vida ao mundo e aos nossos corações. A igreja nos ensina: por Cristo, com Cristo e em Cristo… Só em Cristo encontraremos vida e felicidade.


Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, sois Vós o Vivente, o Alfa e o Ômega, retirai de mim o espirito do capitalismo que reduz todas as coisas ao descartável. Manifestai em mim o vosso Espírito Santo para que eu viva segundo o vosso estilo de vida e encontre em Vós a felicidade e a paz. Assim seja!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha educação...