segunda-feira, 10 de março de 2014

Discípulos Puros

“Tudo é puro para os puros; mas nada é puro para os impuros e descrentes, porque a mente e a consciência deles estão corrompidas.” (Tt 1,15)

Há pessoas que em tudo veem bondade, e elas são chamadas de ingênuas. Há pessoas que só veem maldade em todas as coisas, e estas são chamadas de maliciosas. Duplo sentido e segundas intenções são muito comuns em nossa sociedade. 

Um casal comemorou aniversário de matrimônio e reuniu todos os filhos e netos para um gostoso almoço. Um dos filhos pertence a uma certa igreja dita cristã. Este filho trouxe a própria comida para o almoço. Isto porque  o casal e boa parte da família são católicos e, para a tal igreja dita cristã, a comida feita por católicos é impura. Isso mesmo! O filho não comeu a comida feita por sua mãe para não se contaminar com a tal impureza. O casal quase morreu de desgosto. Infelizmente casos como este não são raros.

Ao contemplar Jesus, aprendemos a ser livres de tudo aquilo que pode nos escravizar. Foi para a Liberdade que Cristo nos libertou. (Gl 5,1) Jesus Mestre nos liberta de tudo o que não presta. E é muito estranho ver igrejas impondo sobre seus fiéis ideias que não correspondem à liberdade dos filhos de Deus. Também é estranho ver discípulos e discípulas aceitando, sem questionar, as ideias que escravizam o humano.

Sobre essa questão da comida o Evangelho nos ensina: "Nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, e vai para a privada. (Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros).” (Mc 7,18-19)

Sim, o apostolo São Paulo tem razão ao dizer que tudo é puro para os puros; mas nada é puro para os impuros e descrentes, porque a mente e a consciência deles estão corrompidas. Estão corrompidas pois não levam a sério os ensinamentos do Mestre. Falam de Deus, mas estão distantes do Projeto de Deus. 

Quem se propõe ser discípulo de Jesus Mestre, precisa assumir as ideias do Mestre. Não dá para seguir Jesus pela metade. É preciso dar ouvidos a Jesus. Essa é a radicalidade do seguimento de Jesus. Não existe “Jesus Light”. Se quisermos ser puros devemos abraçar Jesus por inteiro. Nada de meio-termo. É por Cristo, com Cristo e em Cristo que seremos puros.  Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. (Mt 5.8)


Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, tocai minha existência com vossa Palavra e fazei de mim um(a) discípulo(a) de coração puro que saiba amar como Vós, que viveis e reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Assim seja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha educação...