sexta-feira, 21 de março de 2014

Crer no absurdo

Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o projeto dele. (Rm 8,28)

Crer em Deus é uma aventura. Crer em um Ser absoluto que tem a história em suas mãos e um projeto para todos nós é um absurdo. É absurdo acreditar que a nossa segurança não depende nós, e sim de alguém que eu não vejo. É absurdo acreditar que as coisas que me aconteceram de bom e de mau estavam sob o controle de alguém que me conhece antes mesmo de eu nascer. E nós cremos no absurdo!

Toda pessoa de fé é uma aventureira do absurdo. Pois amar, num mundo que só busca o lucro, é um absurdo sem tamanho. E neste mundo encontramos muitas pessoas que são felizes com muito pouco e nenhum lucro, pois aprenderam simplesmente a amar. Amam o Deus que não se vê, e veem esse Deus nas pessoas mais frágeis. Até conseguem o absurdo de veem Deus em si mesmos, dentro de seus corações.

Todo seguidor de Jesus é apostador do absurdo. Apostar a própria vida, a própria felicidade na vida de alguém que foi assassinado numa cruz, ladeado por gente da pior espécie, abandonado por seus melhores amigos e vendido a troco de trinta moedas não tão valiosas, é um tremendo absurdo. E somos felizes por seguí-lo de perto.

Jesus é o Mestre do absurdo. Ama quem não o ama. Faz o bem a quem lhe faz o mal. Defende quem o condena. Abraça quem o expulsa. Dá seu próprio sangue a quem não o acolheu. Isso é absurdo. E nós cremos no absurdo.

Precisamos saborear o conhecimento de Jesus. Saber mais de sua vida e de suas ideias. Vivenciar seus sentimentos e emoções. Descobrir, mesmo sem ver, seu semblante de amor. Olhar em seu olhos e ver refletida neles a nossa própria imagem. Descobrir nele o amor absurdo de um Deus absurdo que sonha com nosso amor e tem esperança de que aprendamos a nos amar absurdamente.

Num mundo onde vírus do ódio e do egoísmo é normal, só o absurdo amor de Jesus Mestre, imagem do Pai, é a vacina para curar toda enfermidade da maldade. Sigamos os passos de Jesus e tudo concorrerá para o nosso bem. E nós cremos no absurdo.


Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, sois o caminho que leva ao Pai. Fazei que minha vida reflita o absurdo de vosso amor. Que meu rosto se torne semelhante ao vosso semblante. Que meu Espirito seja santificado pelo Vosso. E que minhas mãos sejam calejadas no serviço do Evangelho. Assim seja!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha educação...