sábado, 22 de março de 2014

Beber água viva

Disse Jesus à samaritana: «Quem bebe desta água vai ter sede de novo. Mas aquele que beber a água que eu vou dar, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe darei, vai se tornar dentro dele uma fonte de água que jorra para a vida eterna.» (Jo 4,13-14)

Bebemos água todos os dias de nossa vida. Dizem os estudiosos que somos 70% de água. Usamos água para quase tudo e geralmente estamos tão acostumados com ela que só a notamos quando ela está em falta. A água não é ilimitada.

Na Bíblia, desde o princípio, o Espírito Santo já pairava sobre as águas. Água com Deus gera vida. Água sem Deus gera morte, como o exemplo do dilúvio. Assim, a água geradora de vida é água que derrama a graça de Deus no coração humano.

Todo nosso corpo recebe água. A água invade todas as nossas células e nos dá equilíbrio. Nos hidrata e ajuda a manter nossa temperatura no nível correto. Nosso corpo assimila a água e somos assimilados por ela.

Jesus Mestre nos oferece água viva. Essa água é Ele próprio a dar razão para a nossa existência. Acolher a Palavra de Jesus é beber dessa água, e quando assim fizermos, estaremos assimilando Jesus em nossa vida e seremos assimilados por Ele.

Jesus nos ensina que nós seremos um com Ele. Ele e o Pai virão a nós para nos habitar (Jo 14,23). Ele foi assimilado pela samaritana que teve sua vida transformada até a medula. A samaritana foi cristificada, pois ela também foi assimilada por Jesus Mestre.

Nossa relação com Jesus Mestre passa pela assimilação: beber da fonte que é Jesus e fazermos parte de sua vida. Ele nos chama e nós passamos a morar com ele e ele conosco. Nossa casa vira a casa do Mestre. Ele passará a mandar em nossa casa, mas sempre as decisões serão tomadas por nós. Mas os critérios serão os de Jesus. Isso é cristificação. 

Seremos cristificados à medida em que bebermos da fonte de água viva. A Espiritualidade cristã é o caminho no qual o ser humano é conduzido ao poço onde Jesus está sentando à nossa espera. Como a samaritana somos convidados a abandonar nosso balde de mediocridade para que Jesus faça de nosso coração seu sacrário de amor. Paz e bem!


Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, quero beber a água viva que sois Vós. Fazei que eu possa abandonar os baldes que contém as águas paradas de uma vida centrada em mim, para mergulhar no poço de vosso amor. Assim seja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha educação...