Pular para o conteúdo principal

Vida Espiritual

Agarrem as raposas, as raposas pequeninas
que devastam nossas vinhas, nossas vinhas já floridas!… (Ct 2,15)

No livro do Cântico dos Cânticos temos uma narrativa poética do amor entre uma mulher e um homem. No amor humano encontramos a profundidade do amor de Deus. Este amor de mulher e homem, representa neste livro o amor de Deus e seu povo. Deus nos ama infinitamente, apesar de nosso amor ser limitado.

A vida espiritual é uma relação amor, onde nos comunicamos com Deus. Quanto mais íntimos de Deus, melhor nos comunicamos com Ele e mais nos auto-conhecemos. 

Espiritualidade exige de nós exercício e cuidados. Numa relação de amor, os pequenos erros e pequenas desfeitas podem levar o caos para a relação. Aparentemente imperceptíveis, os pequenos desleixos no amor incomodam e põem tudo a perder. 

Nas vinhas de Israel, as raposinhas são quase imperceptíveis. Apesar de não serem vistas, elas causam enormes estragos, podendo levar parreiras floridas à destruição. 

Na vida espiritual, nossos pequenos relaxos e mediocridades podem destruir  totalmente nossa relação de amor com Deus. Deixar de rezar pode parecer pouco (como as raposinhas), mas é assim que vamos esfriando a nossa relação de amor. 

Precisamos nos policiar para identificar quando nossas mazelas estragam nossa vida espiritual. Há diversas atitudes que nos afastam e Deus. É preciso agarrar essas raposas pequeninas antes que devastem nossa vinha florida da vida espiritual.

Jesus nos ensina que é preciso cuidar da vida carregando a própria cruz, pois não adianta ganharmos o mundo e perdermos nossa vida. Nossa vida espiritual — vinhas já floridas — será plena na medida em que não deixarmos que a mediocridade invada nosso coração.


Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, fazei que eu possa valorizar minha vida espiritual afastando a mediocridade e todo desleixo que possa afetar minha relação convosco. Assim seja.


Comentários

  1. Acho que as raposinhas tem devastado minha vinha. Há tempo me sinto vazia espiritualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure dar nome para as raposinhas, isto é, ter claro quais são os pontos críticos de sua vida espiritual. Procure ver como Jesus se manteve no foco. Converse com alguém que já tenha uma boa caminhada espiritual. Não desanime...

      Excluir

Postar um comentário

Tenha educação...

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou