quinta-feira, 27 de março de 2014

A Bíblia é a luz da verdade

Disse Jesus: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (Jo 8,32)

Certo dia, um irmão de outra igreja resolveu discutir Bíblia comigo. Eu disse que a Palavra de Deus é para iluminar nossa vida e não para causar discussão. Mas o irmão discutiu. Ele me disse que era meu irmão e que, como irmão, devia me dizer a verdade. Então me falou que a Bíblia diz que Maria teve mais filhos e que não era virgem. 

Pedi para que ele me mostrasse a passagem onde isso estava escrito: Jesus foi para Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. Quando chegou o sábado, Jesus começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde vem tudo isso? Onde foi que arranjou tanta sabedoria? E esses milagres que são realizados pelas mãos dele? Esse homem não é o carpinteiro, o filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? E suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa de Jesus.(Mc 6,1-3)

Para se ler a Bíblia é preciso ser honesto. A Bíblia é Palavra de Deus e não nossa. É Deus quem nos fala pela Palavra. Não devemos usar a Bíblia para levá-la a dizer aquilo que nós pensamos, mas aquilo que Deus pensa. Respondi ao irmão usando a própria Bíblia. Eis minhas considerações...

1) A Bíblia não diz que Maria teve mais filhos, mas disse que Jesus era filho de Maria e que Ele era irmão de Tiago, Joset, Judas e Simão.

2) Em nossa cultura irmãos são os filhos do mesmo pai e mãe. Na cultura judaica, irmãos (adelfoi, em grego. Arrim, em hebraico) são toda a parentela, todo o parentesco sob a guia dos mais velhos. Exemplo: em Gn 29,15 encontramos: "Então Labão disse a Jacó: por seres meu irmão...", certamente pensamos que Jacó e Labão eram irmãos de sangue. Mas não!!! Em Gn 29,5 vemos: "...Conheceis Labão, filho de Nacor?..." E em Gn 25,21-26, Jacó era o filho de Isaac e Rebeca. Labão era o filho de Nacor. Eles não eram irmãos de sangue, mas parentes.

3) Tiago, Joset, Judas e Simão são, na nossa cultura, primos de Jesus. Vejamos:
a) Mc 15,40: "E também estavam ali algumas mulheres, olhando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago o menor e de Joset, e Salomé".
b) Jo 19,25: "Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe (Maria), a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas e Maria Madalena".
c) Mt 10,2-3: ...Tiago, o filho de Alfeu, e Judas, cujo apelido era Tadeu". Obs.: Alfeu é Cléofas em hebraico.
d) At 1,13: "...Tiago, o filho de Alfeu e Simão zelota e Judas, o irmão de Tiago."

Prestem atenção. Existe uma "outra Maria", que era a esposa de Cleofas (Alfeu), e a mãe dos três "irmãos" de Jesus: Tiago Menor, Joset e Judas. Essa outra Maria é a irmã de Maria, mãe de Jesus. É tia de Jesus. Maria é um nome muito comum no judaísmo. Isso significa que Maria mãe de Jesus, não era a mãe de Tiago, Joset e Judas apresentados em Mc 6,3. Simão é o aparece em Mc 3,18, e é chamado de zelota em Mt 10,4, Lc 6,15 e At 1,13. Judas, que provavelmente escreveu a Carta de Judas, diz que é irmão de Tiago em Jd 1,1. Judas também é chamado de Tadeu em Mt 10,3 e em Mc 3,18, para não confundir com Judas Iscariotes. Todos são primos de Jesus e são chamados irmãos.

Voltando à história. Aquele irmão de outra Igreja ficou espantado com minhas observações. Ele disse que nunca havia pensado nisso. De fato, ele ainda não tinha lido a Bíblia com o coração, mas somente com o desejo de mostrar que sua igreja estava certa. Por isso, ele acabou traindo a Bíblia e sua mensagem de vida. O irmão não deixava Deus falar...

Por fim eu lhe disse que eu não conhecia seus pais. Mas, mesmo assim, ele me chamava de irmão. Não somos irmãos de sangue e nos chamamos de irmãos. É assim com Jesus. Então Jesus olhou para as pessoas que estavam sentadas ao seu redor e disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.” (Mc 3,34-35).

Concluindo: Maria não teve outros filhos. Mas, por Jesus, somos todos filhos de Maria. Existem filhos de outras igrejas que não amam Maria nossa mãe. Mas, Maria nunca deixará de amar todos os seus filhos. Até os ingratos. Que a Bíblia nos ilumine. Amém

Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, derramai sobre mim a vossa verdade e inundai-me com a vossa sabedoria. Que vossa Palavra nunca seja manipulada por mim. Escrevei, ó Mestre, a vossa Palavra nas tábuas de meu coração. Assim seja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha educação...