Pular para o conteúdo principal

A Bíblia é a luz da verdade

Disse Jesus: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (Jo 8,32)

Certo dia, um irmão de outra igreja resolveu discutir Bíblia comigo. Eu disse que a Palavra de Deus é para iluminar nossa vida e não para causar discussão. Mas o irmão discutiu. Ele me disse que era meu irmão e que, como irmão, devia me dizer a verdade. Então me falou que a Bíblia diz que Maria teve mais filhos e que não era virgem. 

Pedi para que ele me mostrasse a passagem onde isso estava escrito: Jesus foi para Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. Quando chegou o sábado, Jesus começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde vem tudo isso? Onde foi que arranjou tanta sabedoria? E esses milagres que são realizados pelas mãos dele? Esse homem não é o carpinteiro, o filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? E suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa de Jesus.(Mc 6,1-3)

Para se ler a Bíblia é preciso ser honesto. A Bíblia é Palavra de Deus e não nossa. É Deus quem nos fala pela Palavra. Não devemos usar a Bíblia para levá-la a dizer aquilo que nós pensamos, mas aquilo que Deus pensa. Respondi ao irmão usando a própria Bíblia. Eis minhas considerações...

1) A Bíblia não diz que Maria teve mais filhos, mas disse que Jesus era filho de Maria e que Ele era irmão de Tiago, Joset, Judas e Simão.

2) Em nossa cultura irmãos são os filhos do mesmo pai e mãe. Na cultura judaica, irmãos (adelfoi, em grego. Arrim, em hebraico) são toda a parentela, todo o parentesco sob a guia dos mais velhos. Exemplo: em Gn 29,15 encontramos: "Então Labão disse a Jacó: por seres meu irmão...", certamente pensamos que Jacó e Labão eram irmãos de sangue. Mas não!!! Em Gn 29,5 vemos: "...Conheceis Labão, filho de Nacor?..." E em Gn 25,21-26, Jacó era o filho de Isaac e Rebeca. Labão era o filho de Nacor. Eles não eram irmãos de sangue, mas parentes.

3) Tiago, Joset, Judas e Simão são, na nossa cultura, primos de Jesus. Vejamos:
a) Mc 15,40: "E também estavam ali algumas mulheres, olhando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago o menor e de Joset, e Salomé".
b) Jo 19,25: "Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe (Maria), a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas e Maria Madalena".
c) Mt 10,2-3: ...Tiago, o filho de Alfeu, e Judas, cujo apelido era Tadeu". Obs.: Alfeu é Cléofas em hebraico.
d) At 1,13: "...Tiago, o filho de Alfeu e Simão zelota e Judas, o irmão de Tiago."

Prestem atenção. Existe uma "outra Maria", que era a esposa de Cleofas (Alfeu), e a mãe dos três "irmãos" de Jesus: Tiago Menor, Joset e Judas. Essa outra Maria é a irmã de Maria, mãe de Jesus. É tia de Jesus. Maria é um nome muito comum no judaísmo. Isso significa que Maria mãe de Jesus, não era a mãe de Tiago, Joset e Judas apresentados em Mc 6,3. Simão é o aparece em Mc 3,18, e é chamado de zelota em Mt 10,4, Lc 6,15 e At 1,13. Judas, que provavelmente escreveu a Carta de Judas, diz que é irmão de Tiago em Jd 1,1. Judas também é chamado de Tadeu em Mt 10,3 e em Mc 3,18, para não confundir com Judas Iscariotes. Todos são primos de Jesus e são chamados irmãos.

Voltando à história. Aquele irmão de outra Igreja ficou espantado com minhas observações. Ele disse que nunca havia pensado nisso. De fato, ele ainda não tinha lido a Bíblia com o coração, mas somente com o desejo de mostrar que sua igreja estava certa. Por isso, ele acabou traindo a Bíblia e sua mensagem de vida. O irmão não deixava Deus falar...

Por fim eu lhe disse que eu não conhecia seus pais. Mas, mesmo assim, ele me chamava de irmão. Não somos irmãos de sangue e nos chamamos de irmãos. É assim com Jesus. Então Jesus olhou para as pessoas que estavam sentadas ao seu redor e disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.” (Mc 3,34-35).

Concluindo: Maria não teve outros filhos. Mas, por Jesus, somos todos filhos de Maria. Existem filhos de outras igrejas que não amam Maria nossa mãe. Mas, Maria nunca deixará de amar todos os seus filhos. Até os ingratos. Que a Bíblia nos ilumine. Amém

Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, derramai sobre mim a vossa verdade e inundai-me com a vossa sabedoria. Que vossa Palavra nunca seja manipulada por mim. Escrevei, ó Mestre, a vossa Palavra nas tábuas de meu coração. Assim seja.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE I)

Todos nós conhecemos e convivemos com gente chata. Sempre há um chato cruzando nosso caminho. Em restaurantes, fala-se na existência dos gastrochatos, isto é, gente que sempre tem uma reclamação sobre a comida servida e faz milhões de exigências.  Certa vez, uma agente de pastoral disse-me que eu estava chato. Lembro-me que, naquele dia, eu reclamava de tudo e de todos e isso não me ajudou a evangelizar. Da mesma forma que eu "estava chato", há muitas pessoas que também estão chatas na Igreja. Até aí, tudo bem! Mas existem pessoas que não apenas estão chatas, mas se tornaram chatas e, hoje, são chatas. O QUE SÃO PESSOAS CHATAS? Pessoas chatas são aquelas que tendem a ser irritantes, aborrecidas ou incômodas em interações sociais. Elas podem se destacar por várias razões e assumem características de fácil identificação. Eis as principais: a) Negatividade: Pessoas chatas muitas vezes se concentram no lado negativo das situações e podem arrastar os outros para baixo com

O alicerce é Cristo

Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11) Quando construimos uma casa começamos pelo alicerce. Toda segurança da construção depende de como foi fundamentado o alicerce. Jesus Mestre nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha… Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” (Mt 7,24.26) Na vida humana, o alicerce são os valores e princípios que norteiam a mente e o coração da pessoa. São estes que formam o nosso caráter e condicionam a forma com que enxergamos a realidade.  Quando construimos uma casa sobre um alicerce fraco com o passar dos anos aparecerão trincas e rachaduras nas paredes e a casa poderá ruir. Assim também, o ser humano alicerçado em princípios e valores fracos e efêmeros, com o tempo terá trincas e rachaduras em sua vida qu

GENTE CHATA NA IGREJA (PARTE III)

          Para nós, na fé cristã, temos por único modelo o Cristo Mestre. É Jesus que nos inspira, "pois, sem Ele não podemos fazer nada" (Jo 15,5). Jesus conviveu com muita gente chata (fariseus, saduceus, mestre da lei, sacerdotes, anciãos do povo, herodianos, autoridades romanas, etc.) e sempre manteve o respeito, apesar das divergências. Olhando o exemplo de Jesus, podemos perceber algumas atitudes que ajudam a lidar com pessoas chatas, isto é, os outros ou nós mesmos. Qual a origem da chatice? É fundamental entender a origem da chatice. Comportamentos irritantes frequentemente têm raízes em diversas causas, como estresse, insegurança, perspectivas divergentes ou falta de autoconhecimento. Ao tentar compreender a pessoa e o que a motiva, devemos abordar a situação com maior compaixão e paciência. Empatia: Jesus é o Mestre da empatia. Tente entender por que a pessoa está agindo de maneira chata. Às vezes, as pessoas podem estar passando por dificuldades pessoais ou