quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Coração de pedra x Coração de carne

“Darei a eles um coração íntegro, e colocarei no íntimo deles um espírito novo. Tirarei do peito deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.” (Ez 11,19)

Pedras não se movem, não respiram, não falam, não ouvem, não pulsam, não sentem. Enfim, pedras não vivem.

Coração, um órgão que é puro músculo, válvulas, carne. No ocidente é símbolo dos sentimentos. No oriente é a sede (local) das decisões fundamentais. Na Bíblia é o íntimo, o profundo essencial do humano.

Quanto coração de pedra em nosso tempo. Quantas pessoas decidiram parar de viver suas vidas para viver a vida dos outros. Quanto tempo perdido em revistas, sites, programas que falam da vida dos outros. Gente que vive em função do que os outros vestem, falam, fazem, pensam… 

Como planetas orbitando o Sol, há pessoas que vivem suas vidas orbitando as vidas de artistas, atores e de gente famosa. Sabem tudo sobre seus “ídolos” e nada sobre si próprios. 

Passados os anos, são dominados pelo vazio e percebem que suas vidas não valeram a pena. O coração tornou-se pedra.

Com Deus é diferente. Quando orbitamos o Sol que é Cristo, a Lei da gravitação universal do amor atua em nós. Ao saber de Cristo saboreamos mais a nossa própria vida. Conhecer a Deus, mesmo que de forma limitada — Ele é infinito — faz de nós conhecedores profundos de nossa humanidade. 

A intimidade com Cristo nos leva a uma experiência profunda de transformação de nosso coração: Deus retira o coração de pedra, vazio, mesquinho, e coloca em nós um coração de carne, vivo, pulsante. 

Deus nos coloca um espírito novo, onde o vazio não nos domina, onde a angústia não fala mais alto. É assim que nossa vida torna-se mais viva.


Oração: Pai Santo, tirai de mim o coração de pedra dominado pelo vazio e pela mesquinhez. Colocai em mim um coração vivo semelhante ao coração de vosso amado Filho, afim de que eu possa Vos amar sobre todas as coisas. Assim seja. 


2 comentários:

  1. Senhor Jesus dai-me um coração que ama e perdoa cada dia mais. Amém

    ResponderExcluir

Tenha educação...